Tutorial para manutenção de Cloth Myths
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Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Bom, aqui está Denebola com um um tutorial didático e ilustrado de como manter nossos Cloth Myths em perfeitas condições, para que Cronos, o deus do tempo, e Mr.Proper, deus, amo e senhor da poeira, não atravessem pela pedra as nossas figuras favoritas.
Este tema, pretendo que seja uma base de apoio e resolução de dúvidas, já que foram criadas infinidades de temos com perguntas curtas a certa das questões quem penso em tratar aqui.
Espero que isto seja luz, guia e ponto ou conexão de união a todas as perguntas referentes à manutenção e cuidados de Cloth Myths, pelo que não especificará (salvo em casos específicos) ou haverá distinções entre a Antiga e Nova escola.
Sem mais conversas, um pequeno índice.
A. Manutenção
Manutenção do brilho
Uso de óleo
Luvas de latex e flanela
Toalhas especiais
Patina, O que é? e Porque me passa isto?
Manchas no rosto, cabelo e corpo
B. Pintura e Reparo
Inicialmente, fica entendido que eu tentarei explicar da maneira mais agradável e simples possível, se eu não conseguir, me perdoem, sou humano (no momento).
A. Manutenção
Normas básicas e coisas que todos sabemos, ou pelo menos a grande maioria de nós, a cerca de como tratar e limpar as figuras.
Este processo é básica para la perpetuação de nossa coleção, apesar de ter vitrines ou recipientes, a poeira penetra em maior ou menos quantidade, de modo que uma limpeza periódica não é ruim.
A não ser que cada figura seja colocada em uma urna personalizada e hermética, temos que limpar...... Meninos e meninas, arregassem as mangas e amarrem uma fita na cabeça que vamos começar.
1 - Limpeza:
-Pincel:
O pincel é um método comum de limpeza, muitos o utilizam, porém tem suas vantagem e inconveniências.
Pelo lado vantajoso, poderé destacar, a precisão e possibilidade de alcançar contornos e lurgares da armadura, inacessíveis por qualquer outro meio.
O problema, é que este utensílio é mais ou menos fino, pois temos muitas figuras, a superfície a limpar é muito grande, tornando o processo tedioso e interminável...... não quero nem imaginar aquele que tem todos os Cloth Myths e Vintages.
Outro problema pode ser a rigidez do pincel, seria bom compensar com um pincel não muito duro (para não arranhar ou arrancar parte da pintura que pudessem estar danificadas), nem tão flexível já que demoraria mais para retirar a poeira.
Pincel e pincel de maquiagem.
-Pincel de maquiagem:
O pincel de maquiagem tem a vantagem de ser muito suave (foi desenhada para o rosto feminino), e tem muitos cabelos e grande superfície, pois uma passada deichamos a figura mais limpa.
Os problemas vêm com o acesso aos locais estreitos. Outro problema é que por ser tão grande as peças pequenas se movem com facilidade e têm que ter cuidado de não desmontar a armadura.
A combinação com o pincel comum é o ideal.
-Pano:
Um simples pano ou papel toalha pode nos salvar de um problema caso caia algum liquido no Cloth Myth.
Serve para
Seja sempre suave e não deixe restos de fibras que disfiguram o resultado final.
2 - Manutenção de brilho
Tentaremos manter o brilho do primeiro dia todo o tempo possível, não há porque se tornar obsessivo por isso, porque se não, nosso hobby passaria a ser uma obsessão e isto nos daria múltiplas dores de cabeça.
Nas peças plásticas o brilho dura bem, melhor do que as peças metálicas, que devido a isso, as que são metálicas, tendem a escurecer um pouco, nenhum problema, nossos Cloth Myths duram anos, e não são como Sofía Loren, que não dura tanto tempo...... nossas figuras vão passar por um tratamento de pele.
- Uso de óleo
Não sou muito partidário detes método por puro desconhecimento e falta de prática, sei que na teoria é bom, porém não levei isso na prática.
Existem inúmeros óleos sintéticos, protetores de superficies metálicas (desconheço seu efeito sobre os plásticos). Seus compostos não reagem perante o oxigênio, cobrem as peças como uma capa fina e brilhante (aplicar pouca quantidade e em forma de círculos), que separa o metal da atmosfera, que é a causadora da deteriorização.
Os problemas são: Nós colocamos muito nos bonecos, logo são pouco manejáveis, a poeira se fixa mais facilmente e gera mancheas que só podem ser tiradas ao retirar o óleo.
A desvantagem mais séria é o incômodo de usar o óleo tudo o que o envolve.
- Luvas de látex e flanela
Estes utencílios, são preventivos, evitam que toquemos nos Cloth Myths com as mãos nuas e retiremos o óleo protetos que vêm de fábrica. Como cedo ou tarde serão sujos, não será necessário o uso de luvas a cada dois por três.
Flanela e luva de látex.
A luva de látex é a mais comum, barata e fácil de encontrar. A melhor de todas é a luva de jóias, feito de camurça, usado em joalherias para não deixar manchas nas peças ou cristais, um vez que destaca o brilho com o manejo e manipulação das mesmas. Se conseguir alguma, em boa hora, não há nada melhor que elas para pegar nos Cloth Myths.
Outro utencílio é a flanela, se possível que não seja peluda (isso é muito importante), retoca o brilho e lustra as peças tanto plásticas como metálicas.
- Toalhas especiais
Não são essas que vocês estão acostumados, pois são umas toalhinhas, que são vendidas em comércio onde se vende bijuterias e jóias, com elas podemos destacar o brilho e limpar as figuras sem medo e preocupação.
São baratas, porém o incoveniente é que só podem ser usadas poucas vezes e teremos que comprar mais.
Patina, O que é? e Porque me passa isto?
A patina é uma capa de óxido que os metais geram no contato com o oxigênio, esta capa protege o resto do metal da degradação, porém é feia e incomada.
É como uma espécie de vapor que saem daquelas peças metálicas "cromadas".
Orfeu, Seiya, Hyoga...... tanto em Cloth Myth como nos Vintages sogrem e adoencem com este mal...... Retiremos este cancer! Eis as soluções:
Bicarbonato de Sódio
É um produto muito útil, pouco agressivo, e que tem a vantagem de não conter água, tornando possível colocá-lo dentro de um vidro, ou recipiente, coberto por um papel fino, e o bicarbonato retirará a umidade do ambiente, fazendo uma microatmosfera mais saudável para os Cloth Myth.
Bicarbonato para toda a vida de Deus.
Primeiro mostrarei umas fotos e depois vocês decidem por si mesmos:
Patina visível. E voilá, limpa como se nunca tivesse sido exposta.
A moeda à princípio está carente de brilho, aplicamos uma pequena quantidade de Bicarbonato de Sódio sobre a peça, umidecemos levemente com umas gotas de águas e esfregamos com delicadeza...... 10 segundos depois, enxaguamos e limpamos o resto com um pano umido, secamos, e a peça voltou a brilhar como no primeiro dia.
Se aplicarmos um pouco de óleo aumentaremos os resultados.
Aviso: Não é constatado pessoalmente, dúvido que as peças que se tornam escuras tenham algum tipo de pintura ou proteção (se tivessem não a colocariam feias), pelo que este método pode ser totalmente válido.
3 - Manchas no rosto, cabelo e corpo
Pode ser que por causa da máscara, capacete ou elmo, ou por qualquer outro motivo, o plástico que formam estes acessórios se escureçam ou manchem.
Uma borracha, ou um pouco de água ensaboada é o suficiente para limpar este tipo de coisa.
Borracha e uma lapiseira.
Eu sei, Rhadamantys e Siegfried Alfa, são os que mais tem problema por terem um capacete. Agora sabem como como eliminar essas manchas. Porém com cuidado.
Na foto, adicionamos a lapiseira, utensílio ideal para limpar as partes de plástico de algumas partes das armaduras, como por exemplo a parte de trás da armadura de Áries, ou certar partes da armadura de escorpião.
Este tema, pretendo que seja uma base de apoio e resolução de dúvidas, já que foram criadas infinidades de temos com perguntas curtas a certa das questões quem penso em tratar aqui.
Espero que isto seja luz, guia e ponto ou conexão de união a todas as perguntas referentes à manutenção e cuidados de Cloth Myths, pelo que não especificará (salvo em casos específicos) ou haverá distinções entre a Antiga e Nova escola.
Sem mais conversas, um pequeno índice.
A. Manutenção
- Limpeza
- Pincel
- Pincel de maquiagem
- Panos
B. Pintura e Reparo
- Desgasto e ascenção da pintura, como evitar (coisas da gaveta)
- A luz do sol e o calor
- A poeira e os ácidos das mãos
- Caso Aiolos, pescoço e asas
- Tornozelos e peças soltas de metal
- Peças soltas de plático
- Bustos e suas modificações
Inicialmente, fica entendido que eu tentarei explicar da maneira mais agradável e simples possível, se eu não conseguir, me perdoem, sou humano (no momento).
A. Manutenção
Normas básicas e coisas que todos sabemos, ou pelo menos a grande maioria de nós, a cerca de como tratar e limpar as figuras.
Este processo é básica para la perpetuação de nossa coleção, apesar de ter vitrines ou recipientes, a poeira penetra em maior ou menos quantidade, de modo que uma limpeza periódica não é ruim.
A não ser que cada figura seja colocada em uma urna personalizada e hermética, temos que limpar...... Meninos e meninas, arregassem as mangas e amarrem uma fita na cabeça que vamos começar.
1 - Limpeza:
-Pincel:
O pincel é um método comum de limpeza, muitos o utilizam, porém tem suas vantagem e inconveniências.
Pelo lado vantajoso, poderé destacar, a precisão e possibilidade de alcançar contornos e lurgares da armadura, inacessíveis por qualquer outro meio.
O problema, é que este utensílio é mais ou menos fino, pois temos muitas figuras, a superfície a limpar é muito grande, tornando o processo tedioso e interminável...... não quero nem imaginar aquele que tem todos os Cloth Myths e Vintages.
Outro problema pode ser a rigidez do pincel, seria bom compensar com um pincel não muito duro (para não arranhar ou arrancar parte da pintura que pudessem estar danificadas), nem tão flexível já que demoraria mais para retirar a poeira.
Pincel e pincel de maquiagem.
-Pincel de maquiagem:
O pincel de maquiagem tem a vantagem de ser muito suave (foi desenhada para o rosto feminino), e tem muitos cabelos e grande superfície, pois uma passada deichamos a figura mais limpa.
Os problemas vêm com o acesso aos locais estreitos. Outro problema é que por ser tão grande as peças pequenas se movem com facilidade e têm que ter cuidado de não desmontar a armadura.
A combinação com o pincel comum é o ideal.
-Pano:
Um simples pano ou papel toalha pode nos salvar de um problema caso caia algum liquido no Cloth Myth.
Serve para
Seja sempre suave e não deixe restos de fibras que disfiguram o resultado final.
2 - Manutenção de brilho
Tentaremos manter o brilho do primeiro dia todo o tempo possível, não há porque se tornar obsessivo por isso, porque se não, nosso hobby passaria a ser uma obsessão e isto nos daria múltiplas dores de cabeça.
Nas peças plásticas o brilho dura bem, melhor do que as peças metálicas, que devido a isso, as que são metálicas, tendem a escurecer um pouco, nenhum problema, nossos Cloth Myths duram anos, e não são como Sofía Loren, que não dura tanto tempo...... nossas figuras vão passar por um tratamento de pele.
- Uso de óleo
Não sou muito partidário detes método por puro desconhecimento e falta de prática, sei que na teoria é bom, porém não levei isso na prática.
Existem inúmeros óleos sintéticos, protetores de superficies metálicas (desconheço seu efeito sobre os plásticos). Seus compostos não reagem perante o oxigênio, cobrem as peças como uma capa fina e brilhante (aplicar pouca quantidade e em forma de círculos), que separa o metal da atmosfera, que é a causadora da deteriorização.
Os problemas são: Nós colocamos muito nos bonecos, logo são pouco manejáveis, a poeira se fixa mais facilmente e gera mancheas que só podem ser tiradas ao retirar o óleo.
A desvantagem mais séria é o incômodo de usar o óleo tudo o que o envolve.
- Luvas de látex e flanela
Estes utencílios, são preventivos, evitam que toquemos nos Cloth Myths com as mãos nuas e retiremos o óleo protetos que vêm de fábrica. Como cedo ou tarde serão sujos, não será necessário o uso de luvas a cada dois por três.
Flanela e luva de látex.
A luva de látex é a mais comum, barata e fácil de encontrar. A melhor de todas é a luva de jóias, feito de camurça, usado em joalherias para não deixar manchas nas peças ou cristais, um vez que destaca o brilho com o manejo e manipulação das mesmas. Se conseguir alguma, em boa hora, não há nada melhor que elas para pegar nos Cloth Myths.
Outro utencílio é a flanela, se possível que não seja peluda (isso é muito importante), retoca o brilho e lustra as peças tanto plásticas como metálicas.
- Toalhas especiais
Não são essas que vocês estão acostumados, pois são umas toalhinhas, que são vendidas em comércio onde se vende bijuterias e jóias, com elas podemos destacar o brilho e limpar as figuras sem medo e preocupação.
São baratas, porém o incoveniente é que só podem ser usadas poucas vezes e teremos que comprar mais.
Patina, O que é? e Porque me passa isto?
A patina é uma capa de óxido que os metais geram no contato com o oxigênio, esta capa protege o resto do metal da degradação, porém é feia e incomada.
É como uma espécie de vapor que saem daquelas peças metálicas "cromadas".
Orfeu, Seiya, Hyoga...... tanto em Cloth Myth como nos Vintages sogrem e adoencem com este mal...... Retiremos este cancer! Eis as soluções:
Bicarbonato de Sódio
É um produto muito útil, pouco agressivo, e que tem a vantagem de não conter água, tornando possível colocá-lo dentro de um vidro, ou recipiente, coberto por um papel fino, e o bicarbonato retirará a umidade do ambiente, fazendo uma microatmosfera mais saudável para os Cloth Myth.
Bicarbonato para toda a vida de Deus.
Primeiro mostrarei umas fotos e depois vocês decidem por si mesmos:
Patina visível. E voilá, limpa como se nunca tivesse sido exposta.
A moeda à princípio está carente de brilho, aplicamos uma pequena quantidade de Bicarbonato de Sódio sobre a peça, umidecemos levemente com umas gotas de águas e esfregamos com delicadeza...... 10 segundos depois, enxaguamos e limpamos o resto com um pano umido, secamos, e a peça voltou a brilhar como no primeiro dia.
Se aplicarmos um pouco de óleo aumentaremos os resultados.
Aviso: Não é constatado pessoalmente, dúvido que as peças que se tornam escuras tenham algum tipo de pintura ou proteção (se tivessem não a colocariam feias), pelo que este método pode ser totalmente válido.
3 - Manchas no rosto, cabelo e corpo
Pode ser que por causa da máscara, capacete ou elmo, ou por qualquer outro motivo, o plástico que formam estes acessórios se escureçam ou manchem.
Uma borracha, ou um pouco de água ensaboada é o suficiente para limpar este tipo de coisa.
Borracha e uma lapiseira.
Eu sei, Rhadamantys e Siegfried Alfa, são os que mais tem problema por terem um capacete. Agora sabem como como eliminar essas manchas. Porém com cuidado.
Na foto, adicionamos a lapiseira, utensílio ideal para limpar as partes de plástico de algumas partes das armaduras, como por exemplo a parte de trás da armadura de Áries, ou certar partes da armadura de escorpião.
Última edição por em 05.12.07 18:33, editado 3 vez(es)
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
B. Pintura e reparo
Esse tema é algo mais estéril, embora seja mais preocupante...... Como ajeitar esses pequenos defeitos na pintura?..... Tarefa complicada, muito complicada.
1 - Desgastes, como evitá-los
Os defeitos de fábrica não são culpa nossa, o que devemos evitar é que se deteriore o Cloth Myth nesse ponto, que é o ponto mais frágil.
Pintar o Cloth Myth? Redundantemente, NÃO...... depois de conversar com um par de amigos, um especialista de laboratorio de pinturas, e o outro pintor de carros da Ford, nós chegamos na conclusão de que não podemos fazer "arranjos", SEMPRE SE NOTA a pintura de um desgaste.
A única alternativa seria pintar a peça por completo, procurar uma cor mais parecido possível, e aerografiá-lo, esperando secar para dar uma segunda camada, secar, e aplicar um verniz especial para metais, que dará brilho e protegerá a pintura de manchas e toques...... a teoria é essa, vamo ver quem é valente o suficiente que se atreve.
2 - A luz do sol e o calor
Como todos sabem, a luz do sol é composta por freqüências muito variáveis, que praticamente combram todo o espectro de emissão da luz. A parte da luz visível tem freqüências menores (ultravioletas) e outras mais largas (infravermelhos).
As utravioletas danificam os compostos cromáticos das pinturas e deixas as cores mais pálidas, os infravermelhos têm certo poder térmico, e o calor acelera todo tipo de reação de degradação.
Conclusão, no ponha os Cloth Myths ao sol, ou em sua luz direta.
Os mesmos cristais contêm sulfite de ferro (se os vê muito empilhados, como os dos bancos, verá que têm um tom verde, é por causa do sulfite), que protegem e repelem parte dos raios ultravioletas, pelo que o cristal da vitrine, mais o cristal da janela, são uma boa proteção.
3 - A poeira e os ácidos das mãos
Eles danificam a pintura, e a melhor maneira para evitar isto é o que foi dito anteriormente no começo do post, luvas e limpeza periódica da poeira nos Cloth Myths.
Recomendo que lave as mãos antes de qualquer manipulação.
Isso não é nenhuma obseção com a poeira, é IMPOSSÍVEL ELIMINÁ-LA TOTALMENTE, e eu vou demonstrar.
Nesta primeira foto podemos ver o Dragão V3, aparentemente limpo e com um pedestal novo.
Uma noite após a montagem e usando luz ultravioleta é isto que encontramos, poeira e fibras que irremediavelmente flutuam no ar aterrissando em todas as coisas.
Digo novamente, não é obseção, porém é o que há.
4 - Caso Aiolos, pescoço e asas
Um problema bastante comum é a "decapitação de sagitário". Usualmente ocorre com a peça que faz o movimento da cabeça no pescoço, embutida no interior da mesma, deixando o boneco inútil.
Com cuidado tiramos a bolinha, com uns alicates finos e pinças. À rejeitamos já que se tentarmos colá-la com super-bounder ou algo parecido ele voltará a se quebrar novamente porque a cola não é flexível, cristaliza e prega com força, um único toque e ela se parte de novo.
O melhor é fabricá-la com massa durepox:
É barata, fácil de manejar e efetiva. A massa de durepox têm diferentes etapas de aplicação. Depois de seis horas (primeira etapa da aplicação), podem começar a pintar os trabalhos. Não é conveniente deixar passar mais de 48 horasde aplicação nas peças, já que a pintura têm melhor aderência neste tempo.
Tenha em mente que este tipo de massa não necessita de cola para pregar nos objetos.
Antes de pintar sobre a massa retire o excedente dela para proporcionar uma boa aderência da pintura, usando um pano com alcool.
Uma vez realizado isso é só colocar a cabeça e pronto.
5 - Tornozelos e peças soltas em geral
Com a permissão do companheiro Absolutwilly, tomo emprestadas duas fotos e parte do processo de reparo de tornozelos.
Algumas articulações entre peças de metal estão muito folgadas, porém é rápido, seguro e conveniente resolver esse problema.
As uniões, tanto em boneco como em outros objetos metálicos, se realizam mediante "pinos" cilindricos ajustáveis.
Devemos retirar o cilindro dando uma leve pancada pressionando com uma chave de tirar pinos de relógio.
Uma vez tirado o cilindro, o abrimos mais um pouquinho com um utensílio fino e cônico, com a finalidade de dar menos folga ente as peças.
Volte a colocar a peça da mesma forma que retirou.
6 - Peças soltas de plástico
Quando digo peças de plástico, me refiro à braços, pernas, mãos e cabeças soltas....
É possível que os braços estejam frouxos, ou que caiam com a mínima pressão sobre eles, porém uma maneira fácil de fazer com que isto não ocorra é usando a massa durepox para criar uma pequena borda nas juntas interiores do braço...... Complicado? Eu creio que não.
Se colocarmos um pouco de massa, e logo a lixamos para que se torno suave e fina, ao redor da junta interior, conseguiremos que ao colocar o braço no local, este entre com mais pressãoe por tanto, mais difícil será que volte a cair.
7 - Bustos e suas modificações
Algumas das imagens foram emprestadas do companheiro Sorente, neste post dos bustos volume 1. Obrigado pelas fotos.
Os pescoços dos bustos são diferentes dos pescoços dos Cloth Myths, por isso é necessário fazer um pequeno arranjo para que ester fiquem bem e não como pescoço de girafa e nem com que fique escondido.
Nos munimos de uma chave de tirar pinos de relógio.
Com eles retiraremos os parafusos das costas do boneco. Com muito cuidado guardamos os parafusos e retiramos as costas do boneco.
Retiramos as costas.
Trocamos o pescoço do boneco pelo pescoço do busto.
Sem medo de que caiam os braços (caso ocorra é só colocá-los de volta no lugar), retiramos o pescoço "antigo" e colocamos o "novo" do busto, no qual faremos a mesma operação que fizemos no boneco.
Recolocamos as costas e os parafusos de volta.
Só falta recolocar a cabeça e desfrutar de um Cloth Myth "praticamente" remodelado e radiante.
Um passo sensível que aumenta grandemente a qualidade de nossas coleções.
Obrigado por ler-me.
Um grande abraço a todos.
--------------------------
Tradução: heber
Texto original: http://64.79.195.73www.saintseiyagallery.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=4293
Esse tema é algo mais estéril, embora seja mais preocupante...... Como ajeitar esses pequenos defeitos na pintura?..... Tarefa complicada, muito complicada.
1 - Desgastes, como evitá-los
- Procure não pôr os Cloth Myths na borda da estante para evitar quedas no chão.
- Monte com cuidado e sem forçar as peças umas nas outras
- Não arranhar durante a limpeza
- Tente não deixar "outras pessoas" mexer nos Cloth Myths
- Não encher com produtos químicos de limpeza
- Não bates nas figuras
Os defeitos de fábrica não são culpa nossa, o que devemos evitar é que se deteriore o Cloth Myth nesse ponto, que é o ponto mais frágil.
Pintar o Cloth Myth? Redundantemente, NÃO...... depois de conversar com um par de amigos, um especialista de laboratorio de pinturas, e o outro pintor de carros da Ford, nós chegamos na conclusão de que não podemos fazer "arranjos", SEMPRE SE NOTA a pintura de um desgaste.
A única alternativa seria pintar a peça por completo, procurar uma cor mais parecido possível, e aerografiá-lo, esperando secar para dar uma segunda camada, secar, e aplicar um verniz especial para metais, que dará brilho e protegerá a pintura de manchas e toques...... a teoria é essa, vamo ver quem é valente o suficiente que se atreve.
2 - A luz do sol e o calor
Como todos sabem, a luz do sol é composta por freqüências muito variáveis, que praticamente combram todo o espectro de emissão da luz. A parte da luz visível tem freqüências menores (ultravioletas) e outras mais largas (infravermelhos).
As utravioletas danificam os compostos cromáticos das pinturas e deixas as cores mais pálidas, os infravermelhos têm certo poder térmico, e o calor acelera todo tipo de reação de degradação.
Conclusão, no ponha os Cloth Myths ao sol, ou em sua luz direta.
Os mesmos cristais contêm sulfite de ferro (se os vê muito empilhados, como os dos bancos, verá que têm um tom verde, é por causa do sulfite), que protegem e repelem parte dos raios ultravioletas, pelo que o cristal da vitrine, mais o cristal da janela, são uma boa proteção.
3 - A poeira e os ácidos das mãos
Eles danificam a pintura, e a melhor maneira para evitar isto é o que foi dito anteriormente no começo do post, luvas e limpeza periódica da poeira nos Cloth Myths.
Recomendo que lave as mãos antes de qualquer manipulação.
Isso não é nenhuma obseção com a poeira, é IMPOSSÍVEL ELIMINÁ-LA TOTALMENTE, e eu vou demonstrar.
Nesta primeira foto podemos ver o Dragão V3, aparentemente limpo e com um pedestal novo.
Uma noite após a montagem e usando luz ultravioleta é isto que encontramos, poeira e fibras que irremediavelmente flutuam no ar aterrissando em todas as coisas.
Digo novamente, não é obseção, porém é o que há.
4 - Caso Aiolos, pescoço e asas
Um problema bastante comum é a "decapitação de sagitário". Usualmente ocorre com a peça que faz o movimento da cabeça no pescoço, embutida no interior da mesma, deixando o boneco inútil.
Com cuidado tiramos a bolinha, com uns alicates finos e pinças. À rejeitamos já que se tentarmos colá-la com super-bounder ou algo parecido ele voltará a se quebrar novamente porque a cola não é flexível, cristaliza e prega com força, um único toque e ela se parte de novo.
O melhor é fabricá-la com massa durepox:
É barata, fácil de manejar e efetiva. A massa de durepox têm diferentes etapas de aplicação. Depois de seis horas (primeira etapa da aplicação), podem começar a pintar os trabalhos. Não é conveniente deixar passar mais de 48 horasde aplicação nas peças, já que a pintura têm melhor aderência neste tempo.
Tenha em mente que este tipo de massa não necessita de cola para pregar nos objetos.
Antes de pintar sobre a massa retire o excedente dela para proporcionar uma boa aderência da pintura, usando um pano com alcool.
Uma vez realizado isso é só colocar a cabeça e pronto.
5 - Tornozelos e peças soltas em geral
Com a permissão do companheiro Absolutwilly, tomo emprestadas duas fotos e parte do processo de reparo de tornozelos.
Algumas articulações entre peças de metal estão muito folgadas, porém é rápido, seguro e conveniente resolver esse problema.
As uniões, tanto em boneco como em outros objetos metálicos, se realizam mediante "pinos" cilindricos ajustáveis.
Devemos retirar o cilindro dando uma leve pancada pressionando com uma chave de tirar pinos de relógio.
Uma vez tirado o cilindro, o abrimos mais um pouquinho com um utensílio fino e cônico, com a finalidade de dar menos folga ente as peças.
Volte a colocar a peça da mesma forma que retirou.
6 - Peças soltas de plástico
Quando digo peças de plástico, me refiro à braços, pernas, mãos e cabeças soltas....
É possível que os braços estejam frouxos, ou que caiam com a mínima pressão sobre eles, porém uma maneira fácil de fazer com que isto não ocorra é usando a massa durepox para criar uma pequena borda nas juntas interiores do braço...... Complicado? Eu creio que não.
Se colocarmos um pouco de massa, e logo a lixamos para que se torno suave e fina, ao redor da junta interior, conseguiremos que ao colocar o braço no local, este entre com mais pressãoe por tanto, mais difícil será que volte a cair.
7 - Bustos e suas modificações
Algumas das imagens foram emprestadas do companheiro Sorente, neste post dos bustos volume 1. Obrigado pelas fotos.
Os pescoços dos bustos são diferentes dos pescoços dos Cloth Myths, por isso é necessário fazer um pequeno arranjo para que ester fiquem bem e não como pescoço de girafa e nem com que fique escondido.
Nos munimos de uma chave de tirar pinos de relógio.
Com eles retiraremos os parafusos das costas do boneco. Com muito cuidado guardamos os parafusos e retiramos as costas do boneco.
Retiramos as costas.
Trocamos o pescoço do boneco pelo pescoço do busto.
Sem medo de que caiam os braços (caso ocorra é só colocá-los de volta no lugar), retiramos o pescoço "antigo" e colocamos o "novo" do busto, no qual faremos a mesma operação que fizemos no boneco.
Recolocamos as costas e os parafusos de volta.
Só falta recolocar a cabeça e desfrutar de um Cloth Myth "praticamente" remodelado e radiante.
Um passo sensível que aumenta grandemente a qualidade de nossas coleções.
Obrigado por ler-me.
Um grande abraço a todos.
--------------------------
Tradução: heber
Texto original: http://64.79.195.73www.saintseiyagallery.com/index.php?name=PNphpBB2&file=viewtopic&t=4293
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Como eu nunca havia visto este tópico?????? Várias informações úteis!!!! Essa idéia do pincel de máquiagem é fenomenal. Excelente tópico!!!!!
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Nsssa jah tenho trabalho na semana.... muito bom esse topico! Vlw heber!
Pedrinhoo-
Idade : 31
Localização : São Paulo
Ocupação : Músico - Estudante de PP- Colecionador tentando alcançar a Bandai
Data de inscrição : 17/09/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
mt útil o tópico.. e pratico.. td em um lugar soh.. mando bem heber.. vlw..
caiofab-
Idade : 37
Localização : Campo Grande - MS
Ocupação : Advogado
Data de inscrição : 27/09/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Tópico excelente, nunca tinha visto tbm.
Vou seguir a sugestão dos pinceis.
Abração Heber
Vou seguir a sugestão dos pinceis.
Abração Heber
Sonata-
Idade : 35
Data de inscrição : 17/08/2006
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Ainda bem que agora está sendo útil mesmo depois de 6 meses depois de ter sido postado. De qualquer forma aproveitem as dicas.
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Putz!Que coincidência!Justamente quando eu reparei que o saiote do meu Orpheu está "escurecendo",surgem diante dos meus olhos estas dicas precisas do uso do bicabornato de sódio e outras muito úteis.Valeu pela adição,caro Heber!
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Onde compra o bicarbonato? e uma duvida:
heber
isso tudo pode ser feito no Seiya V3?
abraços!
heber
A moeda à princípio está carente de brilho,
aplicamos uma pequena quantidade de Bicarbonato de Sódio sobre a peça,
umidecemos levemente com umas gotas de águas e esfregamos com
delicadeza...... 10 segundos depois, enxaguamos e limpamos o resto com
um pano umido, secamos, e a peã voltou a brilhar como no primeiro dia.
Se aplicarmos um pouco de óleo aumentaremos os resultados.
isso tudo pode ser feito no Seiya V3?
abraços!
Pedrinhoo-
Idade : 31
Localização : São Paulo
Ocupação : Músico - Estudante de PP- Colecionador tentando alcançar a Bandai
Data de inscrição : 17/09/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Não sei, acho que em farmácias.Pedrinhoo escreveu:Onde compra o bicarbonato?
Acredito que é somente em peças de metal, mas você pode fazer nas peças de plástico para nos dizer o resultado.Pedrinhoo escreveu:isso tudo pode ser feito no Seiya V3?
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
heber escreveu:Ainda bem que agora está sendo útil mesmo depois de 6 meses depois de ter sido postado. De qualquer forma aproveitem as dicas.
Caramba!! Seis meses!!!!! E eu me matando, esperando uma resposta no tópico sobre cera pra Cloth Myths......
MAs mesmo com seis meses de atraso, valeu pelo Tutorial Heber, não tive tempo de lê-lo inteiro, mais espero que resolva esse dilema da conservação dos Cloths!!
Abraço!!!
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Eduardo Yagami escreveu:heber escreveu:Ainda bem que agora está sendo útil mesmo depois de 6 meses depois de ter sido postado. De qualquer forma aproveitem as dicas.
Caramba!! Seis meses!!!!! E eu me matando, esperando uma resposta no tópico sobre cera pra Cloth Myths......
MAs mesmo com seis meses de atraso, valeu pelo Tutorial Heber, não tive tempo de lê-lo inteiro, mais espero que resolva esse dilema da conservação dos Cloths!!
Abraço!!!
Eduardo, já tivemos um tópico sobre ceras, http://www.clothmythbrasil.com/tutoriais-f180/cera-para-armaduras-t1013.htm . É esse que você está esperando resposta?
Fora este teve um outro tópico mais legal onde o pessoal relatou suas experiências, só não lembro o link.............
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Galera agora apareceu um duvida, o lance do Bicarbonato, não faz com que prejudique a pintura do cloth??? Ela nã vai fazer sair???
Se alguém pode me responder eu agradeço, pois acho que o bicarbonato vai agir na tinta e pode tirar!!!!
Valew!!!
Se alguém pode me responder eu agradeço, pois acho que o bicarbonato vai agir na tinta e pode tirar!!!!
Valew!!!
Matheus Silva-
Idade : 41
Localização : Parnamirim/RN
Ocupação : Professor
Data de inscrição : 15/04/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Tentem "easy off bang" auhauhauha
Eu fiz aquele teste que eles mergulham a moeda no produto...a moeda fica brilhando mas ela fica aspera...sei lah...não recomendo em por nos cloths huauha
Eu fiz aquele teste que eles mergulham a moeda no produto...a moeda fica brilhando mas ela fica aspera...sei lah...não recomendo em por nos cloths huauha
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
O ruim é que derivados de sódio ao entrar em contato com o ar de forma contínua provocam uma "queima" do material e podem marcar a estrutura que for colocada.
Como o ciprius disse,eu não recomendo bicarbonato não.
Como o ciprius disse,eu não recomendo bicarbonato não.
Leonardo Cotts- Ocupação : Biólogo- pesquisador e professor.
Data de inscrição : 16/08/2006
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Dessa forma minha pergunta esta respondida, eu tava em duvida pois aqui na minha cidade como é litorania, todo material metalico se não for bem cuidado sofre com o sódio existente na brisa vinda do mar!!!!
Matheus Silva-
Idade : 41
Localização : Parnamirim/RN
Ocupação : Professor
Data de inscrição : 15/04/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Potássio tb faz o mesmo efeito. Então nada de deixar os myths perto de bananas XD
Leonardo Cotts- Ocupação : Biólogo- pesquisador e professor.
Data de inscrição : 16/08/2006
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Isso vai me ajudar muito!!! agora sei como mexer com meus cloths, valeu cara!!!
zephyrous-
Idade : 41
Localização : Betim, MG
Ocupação : Cachorro do governo...
Data de inscrição : 23/12/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Len escreveu:Potássio tb faz o mesmo efeito. Então nada de deixar os myths perto de bananas XD
carambola entaum....os cloths naum podem nem ameaçar de chegar perto...huahuahauha...
desculpe galera...eu naum resisti ...eu acabei de ler a frase do len e a frase veio instantaneamente na minha cabeça...sabe piada pronta...
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Mto bom esse tuto ainda não o tinha lido, como vcs tem colocado em prática, o q cada um faz pra manuntenção da sua coleção?
Os meus estão montados há pouco mais de uma semana a poeira ja começa a aparecer nos stands!
Os meus estão montados há pouco mais de uma semana a poeira ja começa a aparecer nos stands!
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Eu nunca tinha visto esse tutorial.... e apartir de agora vou usar varias dicas de conservação.....
Edyangel-
Idade : 41
Localização : São Paulo - Sp - Zona Sul
Ocupação : Pai de Familia Dedicado e Colecionador de Cloth's.
Data de inscrição : 24/10/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Nossa!!!!!!! a tanto tempo aqui e eu naum tinha me tocado desse tuto das peças soltas, genial!!! logo que amanhecer vou dar um jeito no pé do meu AioRos e nos braços do meu Seiya!!! aehauehaeuhaeuea, quedas e frouxidão nunca mais!!!! valeu!
soniceslash-
Idade : 37
Localização : Curitiba
Ocupação : Desing Gráfico
Data de inscrição : 09/10/2007
Re: Tutorial para manutenção de Cloth Myths
Pessoal e heber obrigado pelo forum nunca tinha vindo aqui nesse forum dos CDZ vcs sao bem legais seguirei esse tutorial viu???vlw
Titan-
Idade : 29
Localização : São Paulo
Ocupação : Estudante - Fã dos cloths sustentado por datas comemorativas(presentes)
Data de inscrição : 02/04/2008
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