Cloth Myth Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de permissão - Postagem de Manuais

3 participantes

Ir para baixo

normal Pedido de permissão - Postagem de Manuais

Mensagem por Tsurani 31.01.14 22:46

Olá a todos.

Gostaria de pedir permissão (ou sugerir) para a postagem de manuais de montagem dos bonecos em um tópico - ou mais - específico para tanto.
No meu caso em especial, a intenção é postar manuais na seção DieCast que, como inclusive me expuseram em meu tópico de apresentação ([Boas-vindas] Ricardo Soares/Bixu Lezadu), é uma seção bem "parada" atualmente:
ShiryuFSR escreveu:[...]Já que você gosta dos Vintage, recomendo dar uma olhada nessa área, um local pouco movimentado já que a preferência da maioria é na linha Cloth Myth, mas encontrará muitos tópicos:

http://www.clothmythbrasil.com/f88-vintage-die-cast

Tive essa ideia após ganhar, recentemente, uma edição do Saga/Gemini em que faltava a caixa, duas peças (braços) do Object e - especialmente - o manual, sem o qual fiquei totalmente perdido em saber se faltava alguma peça e porquê não conseguia colocar todos os itens da armadura no respectivo estande.
Pior: pesquisando pela internet, entre imagens, vendas e tudo o mais, notei uma verdadeira dificuldade em encontrar - não apenas para o Gemini, mas - para qualquer boneco, seja DieCast, seja Cloth Myth, ou qualquer outro produto do tipo; seja em versão física ou mesmo meramente digital (pdf/jpg/etc)

Claro que, no fim, acabei encontrando... Depois de três dias de pesquisa, e já tendo até mesmo desistido da empreitada (tinha voltado a procurar oportunidades para completar minha coleção de signos, dos quais faltam apenas três). Mas acredito que muitos outros enfrentem o mesmo problema, e isso agregaria valor ao fórum.
Por outro lado, há a questão do copyright: apesar de ser um item terciário do produto e se tratar de fair use, ainda assim é propriedade intelectual - tanto da fabricante quanto do site onde encontrei disponível. E por fim gostaria também de seguir uma estruturação da postagem do material (tópicos para cada "linha" de cavaleiros: ouro, prata, bronze... etc). E por todos estes motivos, gostaria do consentimento da administração do fórum.


E aí?

Tsurani

Masculino Virgem
Idade : 42
Data de inscrição : 31/01/2014

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Pedido de permissão - Postagem de Manuais

Mensagem por Edge Aoshi 01.02.14 15:15

Olá, Tsurani!

Se você tem imagens dos manuais, eu não vejo problemas em posta-las nos respectivos tópicos de cada cavaleiro. Acredito que será um belo extra já que quase não há imagens em suas respectivas galerias. Imagens dos manuais costumam aparecer nos tópicos dos Cloth Myths então, não há porque não colocar as imagens dos manuais dos vintages nos tópicos dos mesmos.

Só peço para que, caso você tenha achado em algum site, coloque os créditos de quem os colocou online junto do post. Blz?  Very Happy 
Edge Aoshi
Edge Aoshi

Masculino Aquário
Idade : 38
Ocupação : historiador

Data de inscrição : 20/02/2009

http://pegasusnosaintcosplay.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Pedido de permissão - Postagem de Manuais

Mensagem por Tsurani 01.02.14 16:38

Entonces Aoshi... Até tenho os manuais da maioria dos meus DieCast, mas no momento está um pouco complicado de digitalizá-las. Portanto as que eu postaria seriam de um site mesmo que encontrei ontem, que inclusive está bem completo (há manuais tanto em castelhano quanto em japonês, além de alguns em outros idiomas). Obviamente eu já tinha pensado em creditar devidamente - até porque elas estão com uma pequena marca d'água.

Agora, quanto à forma de postagem, pensei no seguinte: eu sair postando uma imagem em cada tópico pode ser meio "tenso". Qualquer um poderia considerar isso flood, e ainda por cima não estaria no OP de fácil acesso à quem estivesse procurando por elas (muitos dos donos dos respectivos tópicos nem são mais ativos, por sinal, para atualizá-los)...
Então cogitei de abrir um tópico pra cada grupo de cavaleiros - um para os cavaleiros de ouro, outro pros de prata, outro pros de bronze, outro pros generais... e por aí vai - e agrupá-las dessa forma, com nome, link, descrição (oficial ou não, idioma/versão... essas coisas), mirror (vai que o site sai do ar?) e talvez até uma versão PDF/DOC para impressão.

Dessa forma eu continuaria contribuindo para o fórum, deixaria as coisas organizadas, agregaríamos valor e causaria menos polêmica sobre o assunto (visto que o copyright sobre esse item em particular é "pouco relevante" de acordo com o precedente).


Já sobre os manuais Cloth Myth já serem exibidos em seus respectivos tópicos é ótimo! Agora, se a ideia de agrupar manuais no mesmo esquema que idealizei para os DieCast for interessante - apesar de precisar da permissão de cada dono de tópico - podem contar comigo! ^_^

Tsurani

Masculino Virgem
Idade : 42
Data de inscrição : 31/01/2014

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Pedido de permissão - Postagem de Manuais

Mensagem por Edge Aoshi 02.02.14 0:33

Não acho que possa ser considerado flood, já que são imagens relacionadas com as figuras. Flood seria se você colocasse um comentário aleatório tipo "Legal, gostei." e mais nada. Como não é o caso, então não vejo como isso geraria problemas.

Gosto da ideia de um tópico só para os manuais divididos por grupos! Além de ficar organizado, quem quiser procurar apenas pelos manuais poderá acha-los facilmente, sem precisar entrar tópico por tópico de cada figura para procurar.  Very Happy 
Andei fuçando os tópicos com as imagens dos die casts e vi que alguns possuem imagens dos manuais e outros tem, no máximo, uma imagem do cavaleiro e object montados lado a lado e ficou por isso mesmo. Alguns nem montados direito estão...  Razz 
Então, colocar as imagens dos manuais nos tópicos que não possuem será uma boa também.

Quanto ao copyright eu penso assim, as imagens são postadas apenas pra fins de divulgação e isso não acarreta problemas. Ninguém está usando essas imagens, se apropriando delas para ganhar dinheiro de alguma forma. Acho que o problema começa se alguém resolver pegar as imagens, imprimir e sair vendendo num mercado livre da vida.  Razz 

Acho a ideia de agrupar os manuais dos Cloth Myths interessante também. Como os tópicos de cada grupo já estão organizados, só precisa mesmo criar um tópico em cada área e colocar as imagens. Permissão pro dono acho que não precisa chegar a tanto, visto que eles criaram porque alguém ainda não tinha criado. Então bastaria apenas mesmo creditar quem as colocou online originalmente.  Very Happy 
Edge Aoshi
Edge Aoshi

Masculino Aquário
Idade : 38
Ocupação : historiador

Data de inscrição : 20/02/2009

http://pegasusnosaintcosplay.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Pedido de permissão - Postagem de Manuais

Mensagem por Shiaoran 02.02.14 10:39

Idéia legal, mas acho mais válido colocar tudo num tópico só, com as imagens em spoiler.
Shiaoran
Shiaoran
Guerreiro da Esperança
Guerreiro da Esperança

Masculino Escorpião
Idade : 35
Localização : SP
Data de inscrição : 20/02/2008

http://www.clothmythbrasil.com/t6508-os-mitos-dos-panos-do-shiaoran

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Pedido de permissão - Postagem de Manuais

Mensagem por Tsurani 02.02.14 15:57

Como diria o Jack, vamos por partes... Twisted Evil 
Edge Aoshi escreveu:Não acho que possa ser considerado flood, já que são imagens relacionadas com as figuras. Flood seria se você colocasse um comentário aleatório tipo "Legal, gostei." e mais nada. Como não é o caso, então não vejo como isso geraria problemas.
Num primeiro momento, realmente não parece flood... Mas imagine alguém postar algo, mesmo que útil, em quase setenta tópicos? Certamente haveria quem reclamasse de flood - especialmente ao ver toda a lista de tópicos com última resposta da mesma pessoa... >_<

Edge Aoshi escreveu:Gosto da ideia de um tópico só para os manuais divididos por grupos! Além de ficar organizado, quem quiser procurar apenas pelos manuais poderá acha-los facilmente, sem precisar entrar tópico por tópico de cada figura para procurar.  Very Happy 
Andei fuçando os tópicos com as imagens dos die casts e vi que alguns possuem imagens dos manuais e outros tem, no máximo, uma imagem do cavaleiro e object montados lado a lado e ficou por isso mesmo. Alguns nem montados direito estão...  Razz 
Então, colocar as imagens dos manuais nos tópicos que não possuem será uma boa também.
Sim! Um tópico próprio para os manuais é excelente, inclusive para quem pesquisar no Google chegar aqui (com uma olhada rápida no ML se nota log que a procura pelos manuais é maior que o esperado)! Já sobre o incremento nos tópicos estou conversando via MP com um dos redatores do fórum e ele se dispõe a fazer o serviço - o que seria útil para incrementar o tópico em si, especialmente aqueles mais "vazios".

Edge Aoshi escreveu:Quanto ao copyright eu penso assim, as imagens são postadas apenas pra fins de divulgação e isso não acarreta problemas. Ninguém está usando essas imagens, se apropriando delas para ganhar dinheiro de alguma forma. Acho que o problema começa se alguém resolver pegar as imagens, imprimir e sair vendendo num mercado livre da vida.  Razz 
A questão do copyright por si só é um tanto delicada, e recentemente houve um episódio que colocou o tema do fair use de copyright em evidência: o quase fechamento do canal Nostalgia, no YouTube. Por isso que achei melhor perguntar antes de tomar qualquer atitude.
O simples fato de eu não ter encontrado os manuais explicitamente para download com facilidade numa primeira googlada me deixou ressabiado de que talvez a Bandai fosse contrária a esse tipo de uso da sua propriedade intelectual - afinal, convenhamos: foi praticamente graças ao CdZ que a pirataria/falsificação "explodiu" de vez, especialmente por aqui!

Edge Aoshi escreveu:Acho a ideia de agrupar os manuais dos Cloth Myths interessante também. Como os tópicos de cada grupo já estão organizados, só precisa mesmo criar um tópico em cada área e colocar as imagens. Permissão pro dono acho que não precisa chegar a tanto, visto que eles criaram porque alguém ainda não tinha criado. Então bastaria apenas mesmo creditar quem as colocou online originalmente.  Very Happy 
Bem... Permissão da administração, como acabamos de ver, aparentemente já temos (ao menos um dos administradores gostou da ideia)! Já a autorização dos criadores do tópico (no caso de disponibilizar os manuais - também - nos tópicos de seus respectivos bonecos), segundo o mesmo redator com quem venho conversando, não é problema: ao contrário da grande maioria dos fóruns que já frequentei (e nos quais já adquiri certos "vícios"), essa adição de conteúdo não é considerada 'ditadura/opressão/censura/whatever' por aqui.
Mas NESTE caso dos Cloth Myth em particular ACHO que eu seria de menor ajuda, já que não sou tão familiar a essas coleções... ~_~'

Shiaoran escreveu:Idéia legal, mas acho mais válido colocar tudo num tópico só, com as imagens em spoiler.
Também pensei nisso originalmente, Shiaoran, mas outro dos "vícios" que carrego de outros fóruns é que tópicos mais longos que um ou dois tuítes é rejeitado pelos usuários - pratica que já notei (e fui informado) não ser comum por aqui. Por isso que expus a ideia como um tópico para cada categoria; mas a compilação em um único tópico é mesmo a alternativa mais adequada neste caso.

E fico feliz que tenha gostado da ideia! Vou começar a organizar o material para a confecção do tópico, para assim que surgir um aval definitivo eu já ter tudo adiantado. ^_^

Tsurani

Masculino Virgem
Idade : 42
Data de inscrição : 31/01/2014

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Pedido de permissão - Postagem de Manuais

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos