Cloth Myth Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário

3 participantes

Ir para baixo

normal Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário

Mensagem por netoams 09.02.11 1:33

Bom, conforme o prometido, aqui vai o passo a passo de como foi feita a fonte do meu primeiro cenário.

Dedicado especialmente ao Tio Alex, que exigiu esse tutorial Laughing

Como não tirei fotos durante o processo, decidi ilustrar pra ajudar.

Passo 1 - Marcar e Cortar:

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 96482685.th

Marque e corte um porta garrafa térmico de isopor (pode ser encontrado em supermercados, por menos de R$ 3,00).
Eu usei 5cm de altura, mas recomendo menos. Um tubo de silicone vem muito pouco é só da pra preencher o fundo,
no meu caso a fonte ficou com pouca água, e pra ver a água dentro tem que olhar mais de cima.

Passo 2 - Marcar as rachaduras:

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 62224862.th

Pegue uma caneta esferográfica normal, e desenhe as rachaduras aleatoriamente, ou seguindo o padrão que achar melhor.
Force um pouco, para que os vincos fiquem bem marcados, isso facilita o próximo passo.

Passo 3 - Definir as rachaduras e desgastar a aparência da pedra:

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 22537691.th

Use o ferro de solda nos vincos já feitos com a caneta, marcando bem as rachaduras, um pouco mais fundo do que vc deseja para o resultado final,
pois a pasta para modelagem vai cobrir boa parte do vinco quando aplicada. Cuidado com o tempo e a força que o ferro de solda fica encostado no isopor, passe de leve, pois derrete muito rápido. E cuidado com a fumaça produzida pelo isopor derretido, pois é tóxica. (caso não tenha ferro de solda, pode aquecer um clip em uma vela, dá mais trabalho e leva mais tempo, mas funciona também) O ferro de solda pode ser encontrado em lojas de construção, utilidades e tudo por R$ 1,99 com grande facilidade.

Passo 4 - Pasta de modelagem:

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 82521268.th

Aplique a pasta o quanto e quantas vezes for necessário para tirar o aspecto "cataporento" do isopor nacional. Pode ser usado um pincel chato comum, e caso
a pasta cubra de mais algum detalhe que você gostaria de manter, basta usar um palito de dentes para remover o excesso. A pasta de modelagem pode ser encontrada facilmente em lojas de pintura e artesanato.

Espere secar BEM antes do próximo passo, pelo menos 30 minutos.

Passo 5 - Pintura:

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 30852316.th

Primeiro de tudo aplicar uma mão de tinta escura (no meu caso foi um verde sujo e bem escuro, mas pode ser preto ou outra cor, depende do efeito desejado).
Depois de secar bem, pegue uma cor intermediária (no meu caso marrom), suje levemente o pincel na tinta e em seguida limpe o excesso num pano ou papel toalha.
Desse jeito a pintura ficará bastante suave, sem preencher as partes e detalhes mais fundos, deixando eles como áreas de sombra. Aplique mais vezes caso queira deixar a peça ou alguma área mais clara. Depois de seco ou quase (se não estiver bem seco pode ocorrer mistura das tintas, o que pode dar um efeito legal), repita o procedimento com a tinta branca, ou outra cor clara de sua preferência que represente melhor a iluminação do seu cenário. E então a pintura está feita.

Passo 6 - Efeito de água:

Parte 1 - Pintura:

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 74340292.th

Primeiro passo é aplicar a mesma cor escura utilizada anteriormente, misturada com um pouco de azul, na área onde vai ficar a água (fundo e laterais).
Depois vá acrescentando mais azul e branco a cada aplicação, usando a mesma técnica anterior, com o pincel quase sem tinta e pintura suave. Repita quantas vezes achar necessário, e a água esteja na cor desejada. Quando estiver satisfeito, pode ser aplicado um pouco de branco com a mesma técnica, para marcar as áreas de brilho.

Parte 2 - Silicone:

Depois que a tinta secar, pegue um tubo de silicone e esvazie quase tudo no fundo da fonte (deixe apenas um pouquinho para ser usado depois).
Então use alguma coisa para espalhar da maneira mais uniforme que conseguir, já aviso que o silicone é meio teimoso. Eu utilizei um copinho de dose e depois dei acabamento com o dedo mesmo (lave as mão depois, o silicone libera ácido durante a secagem).

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 61076779.th

Agora o pouquinho que ficou no tubo vai ser usado para fazer a água corrente.
Aplique sobre uma superfície plástica curva para dar forma (uma garrafa pet serve muito bem), tente modelar mais ou menos a forma do filete de água e deixe secar.

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 52222758.th

Assim que estiver seco, retire o filete e cole a parte do "splash"na água da fonte, e a ponta mais fina na borda da fonte (ou na estátua, torneira, ou o que seja que está jogando água).

Então aplique cola branca por toda a área q vc deseja ter ondinhas, e espalhe com o dedo.

Quando secar, use o pincel quase sem tinta branca como antes e marque as áreas com espuma/brilho.

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário 29045806.th

Deixe secar e pronto!


Bônus:

Seiya testando a fonte e aproveitando o resultado! Razz

Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário P10401132.th
Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário P10401122.th
Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário P10401112.th

Espero que seja útil!

Abraços!
netoams
netoams

Masculino Capricórnio
Idade : 37
Localização : Florianópolis - SC
Ocupação : Ilustrador/Estudante

Data de inscrição : 05/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário

Mensagem por Eduardo Yagami 09.02.11 2:28

TUto de última hora, ehhehehhehehh, bem interessante suas ilustrações, embora fotos reais sejam mais práticas, mas tu fez um trabalho bem legal, meus parabéns...
Agora vai dormir, hahahhahhahaha!!! XXDDD
Eduardo Yagami
Eduardo Yagami

Masculino Capricórnio
Idade : 42
Localização : SP-Capital
Ocupação : Palhaço

Data de inscrição : 18/10/2007

http://www.clothmythbrasil.com/t1790-eduardo-yagami-12-04-hades-dos-infernos-finalmente-pg41-e-previa-shiryu-v1-pg40

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário

Mensagem por Ikki_Fenix 09.02.11 10:15

Muito legal netoams, vlw pelo tuto e destaque pras inlustrações, muito criativas e bem feitas! rsrsrsrs

Abraço.
Ikki_Fenix
Ikki_Fenix

Masculino Capricórnio
Idade : 36
Ocupação : Gestor

Data de inscrição : 17/09/2007

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Tutorial - Passo a passo ilustrado da confecção da fonte do meu cenário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos