Cloth Myth Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário

3 participantes

Ir para baixo

normal Ajuda com montagem de Cenário - Santuário

Mensagem por ninobehar 24.12.11 14:24

Pessoal,

Seguinte. Eu colecionava os CMs desde o inicio da série. Comprei em 2003 na Aminiatura e fui seguindo com a coleção. Em 2006 por motivos financeiros tive que vender tudo. Agora com essa linha EX voltando ai e com minha situação financeira estavel eu estou pensando em voltar a colecionar. Só que eu quero fazer bonito dessa vez Twisted Evil Tenho cadastro no forum faz tempo mas como vocês podem ver não sou de postar muito Razz

Minha ideia. Eu vi no tópico da linha EX o cenário que a Bandai montou para expor os 12 cavaleiros de ouro tipo um santuário. Eu quero fazer uma réplica disso aqui em casa o mais proximo possível das fotos. Meu problema: nunca fiz nenhum cenário. Não sei qual material que foi usado, não sei as medidas desse cenário nem sei como deve ser feito. Por isso eu to abrindo esse tópico. É uma ideia meio doida mas eu não tenho pressa, tenho recursos e tenho paciência. Sou muito perfeccionista então quero deixar o negocio animal. Sei que o trabalho que foi feito la é profissional e dificilmente vou conseguir igualar, mas não custa tentar.
Acho que se tudo der certo esse tópico pode ser um esforço coletivo pra que tanto os iniciantes como os mais experientes tenham acesso a um passo-a-passo de um dos cenarios mais bem feitos na minha opinão.

Seguem fotos pra vocês verem como eu quero que fique no fim (e com todos os Golds lançados):

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogerallateral1

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogerallateral2

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralfrente1

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralfrente2

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralfrente3

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralfrente4

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralfrente5luzaces

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralfrente6

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralnivelcho

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visogeralsetor234

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Visolateral

Parando para olhar esse cenário com mais atenção eu vi que ele parece ser formado por 5 partes. Um setor com seis degraus mais largos com os 5 cloths (saga, camus, shura, MDM e afrodite), uma parte no meio (que forma um sétimo degrau) com a athena exclamation (milo, mu e aiolia) que tem um efeito de luz bem legal que eu quero recriar também, uma terceira parte que tem seis degraus mais curtos com os 4 cloths no ultimo vão (aldebaran, aiolos, shaka e dokho) e a parte da parede do fundo com a porta em alto relevo e a foto no interior. O teto parece ter 3 ou 4 partes. Uma parte grande logo acima das colunas, uma pequena que da pra ver na foto X, um triangulo com detalhes em baixo relevo e uma parte pequena novamente.
Além disso tem 6 colunas gregas com uma base quadrada, dois circulos, cinco partes e um circulo com a base quadrada de novo em cima. Duas colunas tão quebradas, uma na quarta parte e outra na terceira. As debaixo que são quebradas parecem ser do mesmo tamanho que as de cima. As duas colunas mais próximas da casa parecem estar pela pela metade encostadas na base.
Também achei uma versão “reduzida” que foi apresentada em um outro evento, que não tem os degraus largos (parte 1):

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Versoreduzidavisogeral1

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Versoreduzidavisogeral2

Ajuda com montagem de Cenário - Santuário Versoreduzidavisogeral3

Vamos as duvidas:

MEDIDAS

Acho que isso pra mim no momento é o mais importante, ja que partindo disso eu consigo me situar no cenario como um todo. Com as medidas eu consigo montar um modelo 3D e mostrar aqui para que a gente use de base.

Qual vocês acham que são as medidas gerais do cenário? Largura, comprimento e altura (desde o inicio do primeiro degrau do Setor 1 até a ultima parte do teto)?

Medidas dos degraus. Queria as medidas dos degraus largos do setor 1 (altura de cada degrau, profundidade). Vendo pelas fotos, parece que a profundidade desses degraus equivale a 1 pé e meio dos pés dos EX. Só o primeiro degrau onde o saga ta que a profundidade parece ser um pouco maior (talvez 2 pés). A largura desses degraus parece delimitar o cenario certo?. Parece que cada degrau tem 5 ou 6 “blocos” que vão se intercalando. Sera que esses blocos foram feitos individualmente ou foram chapas e só cortaram superficialmente para parecer dividido?

Vão do Athena Exclamation (Setor 2). Qual sera que é a profundidade dele?

No setor 3 os degraus não parecem ter sido feitos para acomodar nenhum cavaleiro mas como transição para o setor 4. Vendo o pé do Aiolia parece que ele não tem nem nem um pé de comprimento (deve ter 1 pé e meio com o pé virado para a lateral). E a altura de cada degrau quanto sera que é?
No setor 4 onde estão o Aiolos, Dokho e etc. Qual sera a profundidade de la?

MATERIAIS

O teto da casa e a parede do fundo parecem ter sido feitos com isopor Acho que todo esse isopor foi pintado com algum tipo de material que faz ele ter uma aparência mais de pedra (argamassa ou papel mache talvez). O que eu gostei é da uniformidade da superficie do cenário todo sem perder esse aspecto de pedra. Ou não foi feito com isopor e eu to falando besteira.
De que material sera que as colunas e os destroços foram feitos? Sera que foi gesso? Não sei se da pra fazer esse tipo de destroços com isopor.
No setor 2 o efeito de light up parece ter sido feito com algum tipo de vidro fosco com uma lampada dentro. O que eu achei bem legal é que o vidro foi riscado para acompanhar o padrão de pedras.
Minha ideia é além dessa luz que vem de dentro do cenário, colocar mais 4 pontos de luz. Dois nos cantos inferiores do cenário antes de começarem os degraus do setor 1 (iluminando os cavaleiros da primeira escadaria) e dois pontos atrás das colunas quebradas no setor 2 iluminando os cavaleiros do setor 4. Quero tentar imbutir essas luzes no cenário pra não ficar estranho.


Por enquanto acho que é isso pessoal. Desculpem pelo topico longo e pela minha insanidade. Mas acho que isso vai ficar BEM legal daqui um tempo Very Happy Conforme as coisas forem avançando eu vou postando aqui, mas vou precisar da ajuda de vcs!

Abraços e aguardo resposta dos artistas, engenheiros e arquitetos de plantão.

ninobehar

Masculino Leão
Idade : 35
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Ajuda com montagem de Cenário - Santuário

Mensagem por roddiretor 24.12.11 16:29

Olá, amigo, blz?
Bom, vou tentar responder suas dúvidas, conforme minha experiência com cenários e a minha opinião pessoal, oks??

Bola lá:

Qual vocês acham que são as medidas gerais do cenário? Largura, comprimento e altura (desde o inicio do primeiro degrau do Setor 1 até a ultima parte do teto)?

Bom, cenários eu faço conforme o espaço disponível.
Eu acho q qnto mais alto o cenários, menos os cloths aparecem.
Pra mim o ideal é um cenário ter uns 40cm de altura, no máximo, aí o cloth não fica perdido e pequeno demais nele. Esse da foto deve ter uns 60cm ou mais, por ae, já q pelo Aldebarã Ex, q deve ter uns 21 ou 25cm é bem menor do q a altura da porta do templo.

Medidas dos degraus. Queria as medidas dos degraus largos do setor 1 (altura de cada degrau, profundidade). Vendo pelas fotos, parece que a profundidade desses degraus equivale a 1 pé e meio dos pés dos EX. Só o primeiro degrau onde o saga ta que a profundidade parece ser um pouco maior (talvez 2 pés). A largura desses degraus parece delimitar o cenario certo?. Parece que cada degrau tem 5 ou 6 “blocos” que vão se intercalando. Sera que esses blocos foram feitos individualmente ou foram chapas e só cortaram superficialmente para parecer dividido?

R: Bom, pode ver q são dois cenários diferentes. Um com degraus enormes e outro com degraus menores.
O ideal, pra mim, são degraus com 1,5cm de altura. Fica mais proporcional a degraus e aos cloths e não fica uma escadaria alta e gigante.
A largura do degrau pode ter mais ou menos a medida do pé do Cloth. Entre 2 e 2,5cm é suficiente. A menos que sua intenção seja algo grandioso, aí pode fazer degraus com 2cm de altura e com 3 de largura.
O foda, é q qnto maior o degrau, menor será o espaço entre o piso alto e o teto, entendeu?

Vão do Athena Exclamation (Setor 2). Qual sera que é a profundidade dele?
Foda saber esse espaço por causa do tamanho dos EX, né.
Mas esse espaço na frente não deve ter mais do q 15cm, já q o espaço parece ser menor do q a altura do cloth.

No setor 3 os degraus não parecem ter sido feitos para acomodar nenhum cavaleiro mas como transição para o setor 4. Vendo o pé do Aiolia parece que ele não tem nem nem um pé de comprimento (deve ter 1 pé e meio com o pé virado para a lateral). E a altura de cada degrau quanto sera que é?
No setor 4 onde estão o Aiolos, Dokho e etc. Qual sera a profundidade de la?

EU chuto uns 8cm.

MATERIAIS

O teto da casa e a parede do fundo parecem ter sido feitos com isopor Acho que todo esse isopor foi pintado com algum tipo de material que faz ele ter uma aparência mais de pedra (argamassa ou papel mache talvez). O que eu gostei é da uniformidade da superficie do cenário todo sem perder esse aspecto de pedra. Ou não foi feito com isopor e eu to falando besteira.
De que material sera que as colunas e os destroços foram feitos? Sera que foi gesso?

Com isopor é possível fazer tudo.
Ou usando um cortador de fio quente(q parece q é o caso no teto destruído.
Ou um estilete ou uma faca bem aquecidos na boca do fogão funcionam bem tb.
Pra recobrir o isopor e dar efeito de pedra existem muitas possibilidades.
Vai depender do q fica mais fácil pra vc mexer.
Massa plástica eu não gosto pois a secagem é muito legal, ela fica borrachuda e com o tempo pode embolorar.
Mas, para mexer com calma, esculpir e deixar do jeito q quiser sem se preocupar com a secagem rápida, pode ser a melhor forma.

Gesso seca rápido, tem q ter agilidade com as mãos, pincél, espátula ou o quiser, para cobrir e ir dando textura de pedra antes da secagem total.

Tem tb alguns tipos de resinas, próprias para isopor.
Já viu akelas esculturas em festas infantis, de personagens? São duras e é essa resina que recobre a peça.
tb precisa saber emxer, misturar, passar direitinho.

Tudo é questão de prática até chegar a perfei~ção desse cenário da exposição.

Qualquer coisa, se eu puder ajudar, tamos ae, eu fazia cenários antigamente,a cho q fui um dos primeiros do fórum a criar cenários, mas a vida leva a gente pra certos caminhos, trabalho,e studos, e acabamos tendeo de deixar certas coisas de lado.

Mas tamos ae, só gritar, qualquer dúvida, com material.

Tb tem bastante artistas no fórum, todos gente boa q com ctz poderá ajudar nos seus cenários tb.

Falows, abração
roddiretor
roddiretor

Masculino Gémeos
Idade : 42
Localização : Sampa
Ocupação : radialista

Data de inscrição : 11/12/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Ajuda com montagem de Cenário - Santuário

Mensagem por Truniel 23.01.12 13:52

Vlw, me animou... acho que vou tentar fazer algo aqui tbm, aproveitar as férias!
Truniel
Truniel

Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Estudante

Data de inscrição : 30/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Ajuda com montagem de Cenário - Santuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos