Cloth Myth Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seria São Jorge Perseu????

+2
Shiaoran
zephyrous
6 participantes

Ir para baixo

normal Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por zephyrous 15.10.09 16:23

Bom, essa semana eu não trabalhei, fiquei num sitio recuperando as minhas forças, e uma das coisas que me fez compania foi um livro que estou lendo sobre a mitologia grega, já que nunca dei muita importância, só curtia o anime e tal... resolvi ver algo mais profundo sobre o assunto...

Seria São Jorge Perseu???? Capalivro.th


Curiosamente, minha esposa estava mudando de canal na tv...e passou por aquele programa do Amaury Jr. e ele estava num templo de São Jorge na Turquia, e uma mulher começou a falar a história de São Jorge e achei muito curiosa... porque bate igualzinha a história de Perseu....então no caso no meu ver, a Igreja Católica usou da mitologia grega perseu e transformou esse personagem em São Jorge.... porque falo isso...

Pra quem não sabe... as datas religiosas e coisas do tipo, foram inventadas por Constantino I, antigo imperador romano, que desejava fazer da religião católica a religião oficial do seu império, então aconteceu em 325 o concilio de niceia reunindo bispos e padres e o imperador para decidir, as datas religiosas...santos...(incluindo são jorge)... e se Jesus Cristo seria um ser com poderes... ou um ser humano comum....(a igreja católica estava começando a expansão no mundo)...

mas vou mostrar os motivos que me chamaram a atenção...

História de Perseu:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Perseu
História de São Jorge: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Jorge#S.C3.A3o_Jorge.2C_o_Drag.C3.A3o_e_a_Princesa

Bom, isso é só uma dúvida mesmo...fiquei curioso, se alguém souber de algo parecido, eu gostaria de saber sobre alguma confusão tipo essa... posso estar falando uma bobagem enorme... Seria São Jorge Perseu???? Icon_rolleyes mas posso ter um dedo de verdade... se alguém for souber mais sobre o tema... fico feliz em bater um papo!!!

Seria São Jorge Perseu???? 25335988.th

Essa foto é que realmente me chamou atenção... no caso perseu estava no cavalo pegaso... atacando a criatura marinha usando o escudo de Athena, o Elmo de Hades e as sandalhas de Hefesto, salvando andromeda do sacrificio... se não me engano... essa imagem é a mesma do livro..

se postei em lugar errado 1000 desculpas...
flw!!!!
zephyrous
zephyrous

Masculino Peixes
Idade : 41
Localização : Betim, MG
Ocupação : Cachorro do governo...

Data de inscrição : 23/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por Shiaoran 15.10.09 16:56

Acho que 99% dos personagens da mitologia católica são adaptações de personagens de outras mitologias.
Fizeram tipo uma compilação de diversas religiões, tanto que o nome significa universal; que abrange tudo; do interesse de todos.
O intúito era unir o povo e acabar com a discórdia. Mas aí criaram a discórdia de católicos contra o resto e só fez a coisa ficar mais feia Razz
Shiaoran
Shiaoran
Guerreiro da Esperança
Guerreiro da Esperança

Masculino Escorpião
Idade : 35
Localização : SP
Data de inscrição : 20/02/2008

http://www.clothmythbrasil.com/t6508-os-mitos-dos-panos-do-shiaoran

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por zephyrous 15.10.09 18:48

o que eu achei engraçado foi justamente uma religião que desde o inicio é contra paganismo...ou algum tipo de culto que não seja a verdade absoluta descrita pela igreja....seguir algo relacionado a mitologia... onde todas foram vistas com ligação ao paganismo ou bruxaria... e tem esse pé afundado,rs... realmente mais um esqueleto escondido no armario,rs...

por isso detesto o Constantino,rs... sou mais o Caligula,rs
zephyrous
zephyrous

Masculino Peixes
Idade : 41
Localização : Betim, MG
Ocupação : Cachorro do governo...

Data de inscrição : 23/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por Shiaoran 15.10.09 21:01

Mas isso foi só depois de alguns séculos.
No começo era: "A religião nova é essa. Junte-se ou seja exilado!"
Aí depois virou: "Se junte a única religião de verdade ou morra, seu pagão*!" *(mesmo se não fosse pagão, já que isso virou um termo perjorativo)
E já entrando na idade média: "Eles não são da nossa religião! Vamos dezimar as cidades deles!"
Mais recentemente: "Bruxa**! Queima!" **('gíria' nova pra 'pagão', ou seja, 'infiél')
Atualmente: "Me dê todo seu dinheiro ou vá pro inférno!"
Shiaoran
Shiaoran
Guerreiro da Esperança
Guerreiro da Esperança

Masculino Escorpião
Idade : 35
Localização : SP
Data de inscrição : 20/02/2008

http://www.clothmythbrasil.com/t6508-os-mitos-dos-panos-do-shiaoran

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por roddiretor 15.10.09 23:26

ahuaha
Ze, eu tb vi Amaury Junior esse dia1
Lugar foda de lindo, né?

Pois é...eu sou católico, mas naum praticante, e´por decisão dos meus pais...
sei q essa discussão iria mega longe.
Mas pra encurtar

Se vc pesquisar todos os santos católicos, e outras passagens(até Moises no egito), e as datas(páscoa, 25 de dezembro, halloween)...Vai descobrir que a Igreja sempre se APOSSOU das datas comemorativas de outras religiões e crenças para seus interesses.

Interessante seu post, pois pega bem a mitolgia grega

PS: Calígula é akele do OBA OBA, né?
rs


Sobre o 25 de Dezembro escolhido como data do nascimento de Jesus: http://www.acasicos.com.br/html/25dezembro.htm

E aqui fala sobre o Halloween...
Simplificando, era uma festa paga ESPANTAR OS MAUS ESPIRITOS, mas como acontecia na véspera do DIA DE TODOS OS SANTOS, a Igreja considerou uma festa pagã e criou-se esse mito de ser um ato de bruzaria, um ritual satânico
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas
roddiretor
roddiretor

Masculino Gémeos
Idade : 42
Localização : Sampa
Ocupação : radialista

Data de inscrição : 11/12/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por Pégasus Dourado 16.10.09 0:29

Bom, creio que tenha um pouco de verdade nisso de copiarem a mitologia grega, afinal, seria algo comum, vide que os Romanos são os mais famosos por "plagiar" os Gregos!!!

Valeu grande professor de História Zephyrous!!!

Por favor, continue nos informando coisas interessantes assim!!!

PS.: Já tentou dar uma aula de mitologia grega para seus alunos, tendo como referência CDZ??? Boa idéia hein??? Very Happy Very Happy
Pégasus Dourado
Pégasus Dourado

Masculino Virgem
Idade : 42
Ocupação : Técnico em Segurança do Trabalho!!!!!! Você está usando seus EPI's???

Data de inscrição : 09/03/2008

http://www.clothmythbrasil.com/t7271-pegasus-dourado-colecao-pequena-mas-importante-atualizacao-nas-paginas-22-e-23#207545

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por HIPNUS_SAMA 16.10.09 1:07

Pessoas....
E o que é que tem de errado em copiar?
Adoro as copias, pois eh nelas surge a possibilidade da evolução
afinal como se diz na administração, Nada se cria; Tudo se copia!

Smile

E outra.... axo que a literalidade como muitos enxergam as coisas é que cria estes abismos e as situaçoes desonrosas e penosas q a humanidade teve de testemunhar..... se nós nos ativessemos mais à essência daquilo que anunciamos (amor, perdão compreensão e solidariedade), dando aos detalhes a importância que lhes é devida - unicamente de DETALHES - certamente estariamos em outras sendas na caminhada humana.... mas fazer o que neh?
HIPNUS_SAMA
HIPNUS_SAMA

Masculino Câncer
Idade : 37
Localização : Natal
Ocupação : Farmacêutico :)

Data de inscrição : 11/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por Matheus Silva 18.10.09 22:50

Vou tentar explicar mais ou menos isso para vocês!!
Não sou professor de história, mas sou professor!
A igreja catolica, quando começou a espalhar a sua religião pelo mundo, principalmente por Roma, que é o seu berço hoje, teve dificuldade em as civilizações aceitarem a religião com apenas uma deidade, pois a maioria das civilizações tinham os seus panteões, então a igreja catolica começou a montar o seu panteão, com pessoas que eles consideravam santos!! Como na mitologia Grega, que casa deidade tem uma área de responsabilidade, assim acontece com os santos da igraja catolica, cada um tem uma responsabilidade, seja casamenteiro, desatadora de nó e assim por diante!
Tudo isso para explicar o chamado Sincretismo religioso!
Espero ter ajudado, duvidas é so perguntar!!
Matheus Silva
Matheus Silva

Masculino Peixes
Idade : 41
Localização : Parnamirim/RN
Ocupação : Professor

Data de inscrição : 15/04/2007

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: Seria São Jorge Perseu????

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos