Mais um tutorial de capas - Eduardo Yagami
+24
P.pontes
Sayonara
Iceness
Kaio_Poseidon
Pégasus Dourado
xRoxasx
Ishan
Aiolia
Dzk
cbslima
Triple H
Va de Leão
Son Goku
Sonata
Tio Alex
Matheus Silva
Ciprius
Beto
Starlight EX-TINC-TION
JaderGi
M.roots
GEMINI SAGA
aiakosgriffon
Eduardo Yagami
28 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Mais um tutorial de capas - Eduardo Yagami
Olá!!! Como comentado lá no Tutorial do Tio Alex, e desde já agradecendo, vou explicar o método que eu usei para fazer as capas dos Cloth Myths com alumínio:
Tomei a liberdade de colocar esse em tópico separado, portanto me perdoem caso não tenha feito certo....
Vamos lá!!!
Primeiramente o molde: De preferência com papel mais grosso, como Cartão.
Essas foram as que eu usei: 13cm de altura, 5cm de largura superior, 22cm de largura inferior e 1cm x 6cm pra "tampinha".
Mas isso com certeza vai depender da opinião de cada um, bem como o tipo de cor do tecido a ser usado, já que o foco principal é o método de confecção.
Marque um dos lados do pano com o molde da capa, fazendo a quantidade de capas desejada, então sobreponha um pano sobre o outro e costure-o seguindo as marcas, eu fiz assim por que a malha é difícil de trabalhar se forem peças pequenas, por isso costurei tudo e depois cortei. Só passe linha no "Triangulo" referente a capa deixando a "tampinha" sem costura.
Agora que está tudo costurado, é só cortar cada peça, primeiro faça um corte bruto apenas para separar cada unidade do todo,
então realize o acabamento, eu deixei pouco menos de 1/2cm, mas o interessante é não ficar nem muito perto da costura e tampouco sobrar pano demais, já que depois será virado do avesso. Mas antes de virar do avesso, corte a parte azul da “tampinha”, deixando somente a parte branca que é a que será usada para fechar a capa posteriormente.
Agora que já foi virado do avesso, deve criar os vincos para a capa ficar o mais fina possível, para isso eu usei o próprio molde pra esticar o pano enquanto passo o ferro para criar as dobras da costura.
É só enrolar o molde de forma a caber na parte superior da capa então coloque o molde dentro como um recheio,
neste caso eu usei uma chave Phillips para acertar as pontas do molde dentro da capa, daí quando estiver tudo certo, passe o ferro em uma temperatura que não queime o pano (isso varia de ferro pra ferro), passe até criar um vinco legal nas costuras, então retire o molde.
NOTA: Procure deixar as dobras de pano que estão dentro da capa, todas do memso lado em relação ao molde, do contrário o vai deformar a capa, o memos vale na hora de colocar o papel alumínio.
Agora vamos ao recheio....
Corte uma folha de papel alumínio do tamanho de duas larguras da parte inferir do molde, afim de dobrar esse papel em quatro, essas dobras é que darão a rigidez da capa, eu fiz quatro dobras, mas isso fica ao critério de quem fizer....
feito isso corte o papel como mostra a foto e está pronto o recheio.
Agora é só fazer o mesmo procedimento que foi feito para colocar o molde dentro da capa
e fecha-la com a tampinha branca, usando uns pedacinhos de fita dupla face.
Passe o ferro pra fixar a fita ao pano e fazer o vinco da tampinha.
Então é só colocar os prendedores das “capas de chuveiro” ( Essa parte não preciso explicar... já tem nos outros Tutoriais) na parte da tampinha, tomando cuidado pra seguir a medida de cada Cloth Myth e pronto!!!! Menos uma capa horrenda...
Essas fotos estão HORRíVEIS, mas acho que dá pra ter uma idéia da movimentação que a capa proporciona, dando mais vida ao Cloth Myth:
Espero que tenha ficado claro, espero também que sirva de base para outros tipos de "experiências" que possamos ter em mente no futuro....
Espero ter ajudado....
Abraços!!!
Tomei a liberdade de colocar esse em tópico separado, portanto me perdoem caso não tenha feito certo....
Vamos lá!!!
Primeiramente o molde: De preferência com papel mais grosso, como Cartão.
Essas foram as que eu usei: 13cm de altura, 5cm de largura superior, 22cm de largura inferior e 1cm x 6cm pra "tampinha".
Mas isso com certeza vai depender da opinião de cada um, bem como o tipo de cor do tecido a ser usado, já que o foco principal é o método de confecção.
Marque um dos lados do pano com o molde da capa, fazendo a quantidade de capas desejada, então sobreponha um pano sobre o outro e costure-o seguindo as marcas, eu fiz assim por que a malha é difícil de trabalhar se forem peças pequenas, por isso costurei tudo e depois cortei. Só passe linha no "Triangulo" referente a capa deixando a "tampinha" sem costura.
Agora que está tudo costurado, é só cortar cada peça, primeiro faça um corte bruto apenas para separar cada unidade do todo,
então realize o acabamento, eu deixei pouco menos de 1/2cm, mas o interessante é não ficar nem muito perto da costura e tampouco sobrar pano demais, já que depois será virado do avesso. Mas antes de virar do avesso, corte a parte azul da “tampinha”, deixando somente a parte branca que é a que será usada para fechar a capa posteriormente.
Agora que já foi virado do avesso, deve criar os vincos para a capa ficar o mais fina possível, para isso eu usei o próprio molde pra esticar o pano enquanto passo o ferro para criar as dobras da costura.
É só enrolar o molde de forma a caber na parte superior da capa então coloque o molde dentro como um recheio,
neste caso eu usei uma chave Phillips para acertar as pontas do molde dentro da capa, daí quando estiver tudo certo, passe o ferro em uma temperatura que não queime o pano (isso varia de ferro pra ferro), passe até criar um vinco legal nas costuras, então retire o molde.
NOTA: Procure deixar as dobras de pano que estão dentro da capa, todas do memso lado em relação ao molde, do contrário o vai deformar a capa, o memos vale na hora de colocar o papel alumínio.
Agora vamos ao recheio....
Corte uma folha de papel alumínio do tamanho de duas larguras da parte inferir do molde, afim de dobrar esse papel em quatro, essas dobras é que darão a rigidez da capa, eu fiz quatro dobras, mas isso fica ao critério de quem fizer....
feito isso corte o papel como mostra a foto e está pronto o recheio.
Agora é só fazer o mesmo procedimento que foi feito para colocar o molde dentro da capa
e fecha-la com a tampinha branca, usando uns pedacinhos de fita dupla face.
Passe o ferro pra fixar a fita ao pano e fazer o vinco da tampinha.
Então é só colocar os prendedores das “capas de chuveiro” ( Essa parte não preciso explicar... já tem nos outros Tutoriais) na parte da tampinha, tomando cuidado pra seguir a medida de cada Cloth Myth e pronto!!!! Menos uma capa horrenda...
Essas fotos estão HORRíVEIS, mas acho que dá pra ter uma idéia da movimentação que a capa proporciona, dando mais vida ao Cloth Myth:
Espero que tenha ficado claro, espero também que sirva de base para outros tipos de "experiências" que possamos ter em mente no futuro....
Espero ter ajudado....
Abraços!!!
Última edição por pedroca em 12.01.09 13:13, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Retirar caixa alta no título.)
Re: Mais um tutorial de capas - Eduardo Yagami
Muito bom Eduardo!! Adorei o efeito da capa na foto do Shaka e do MDM !!
Tentarei fazer isso nesse fds!!
Parabéns brotha!
Abração
Parabéns brotha!
Abração
aiakosgriffon-
Tuto muito bem explicado, vou me arriscar a fazer Parabéns, carinha!!!
GEMINI SAGA-
O efeito que ela causa é incrivel, assim que tiver tempo vou tentar fazer.
Parabéns!
Parabéns!
JaderGi-
POxa, Muito bacana Sr. Yagami!!!!! Todas ficaram muito legais mas essa do shaka com o efeito do vento ficou sencional!!!!! imagine o mú com uma capa nesse estilo com a pose starlight extinction huauhahuahuahua ficaria animal!!!!! parabéns!!!!
Cara, muito legal o efeito que as capas dão. Tb vou me aventurar em fazer. Tuto muito bem explicado, parabéns.
Beto- Localização : Espírito Santo
Ocupação : Comerciante
Caramba Yagami ta mandando bem nos tutos hein amigo?!
Parabéns cara.....bola um tuto de pedestais para pobres ai uhauha
Abração
Abração
Gostei da ideia de fazer as capas com o papel aluminio, pois fica legal pq vc pode fazer o efeito que quiser!! Ta de parabéns cara!!!!!!!
Matheus Silva-
Ocupação : Professor
Putz,Edu! Tô com vergonha do meu tutorial e das minhas capas... Seu tutorial tá profissional,assim como o resultado da confecção das capas.É um método bem mais trabalhoso que o meu,mas vale a pena!O movimento que as capas ganharam,principalmente a pro é admirável.Meus sinceros parabéns,mestre!
Simplesmente perfeito kra, desde o tutorial até o efeito q a capa proporciona. Mt bom mesmo ta de parabéns.
Quando me sobrar grana vou arriscar por em prática seu tutorial.
^^
^^
Sonata-
aiakosgriffon escreveu:Muito bom Eduardo!! Adorei o efeito da capa na foto do Shaka e do MDM !!
Parabéns brotha!
Abração
GEMINI SAGA escreveu:Tuto muito bem explicado, vou me arriscar a fazer Parabéns, carinha!!!
M.roots escreveu: CHOCANTE!
Nas férias vou fazer umas dessas!
Parabéns!
Jadergi escreveu:O efeito que ela causa é incrivel, assim que tiver tempo vou tentar fazer.
Parabéns!
Beto escreveu:Cara, muito legal o efeito que as capas dão. Tb vou me aventurar em fazer. Tuto muito bem explicado, parabéns.
Valeu gente! Tentem ai, é bem mais fácil na prática, tirando a parte da máquina de costura, heh, heh, mas o resultado é melhor que as capas de chuveiro, com certeza....Sonata escreveu:Simplesmente perfeito kra, desde o tutorial até o efeito q a capa proporciona. Mt bom mesmo ta de parabéns.
Valeu Mano!! Realmente a do Shaka teve um efeito legal, mas confesso que o pedestal ajudou um pouco a sustentar a capa daquele jeito, mas ficou legal, né?Starlight EX-TINC-TION escreveu:POxa, Muito bacana Sr. Yagami!!!!! Todas ficaram muito legais mas essa do shaka com o efeito do vento ficou sencional!!!!! imagine o mú com uma capa nesse estilo com a pose starlight extinction huauhahuahuahua ficaria animal!!!!! parabéns!!!!
Valeu, Matheus!!! Na verdade só me utilizei da idéia do primeiro Tuto, que traduziram aqui no Fórum, mas como não tava explicando tudo, e graças ao Tio Alex, que me deu inspiração, mudei algumas coisas e tentei fazer um Tuto 100% Brasuca, entende?Matheus Silva escreveu:Gostei da ideia de fazer as capas com o papel aluminio, pois fica legal pq vc pode fazer o efeito que quiser!! Ta de parabéns cara!!!!!!!
Tio Alex escreveu:Putz,Edu! Tô com vergonha do meu tutorial e das minhas capas... Seu tutorial tá profissional,assim como o resultado da confecção das capas.É um método bem mais trabalhoso que o meu,mas vale a pena!O movimento que as capas ganharam,principalmente a pro é admirável.Meus sinceros parabéns,mestre!
Não fala Assim Alex, se não fosse seu Tuto eu não teria inspiração pra tentar fazer as capas, só tentei fazer o que você me inspirou, devo tudo a você, e seu reconhecimento me alegra muito!!! Valeu mesmo!!! Mas longe de mim ser mestre...
Ciprius escreveu:Caramba Yagami ta mandando bem nos tutos hein amigo?!
Abração
Pedestais? heh, heh, heh.... Quem sabe eu podria ser o "Gambiarreiro Mestre" oficial do fórum? Ou então detentor do título de "Mestre do jeitinho brasileiro", heh, heh... Administraçããã - ãoooo!!!
Mas valeu pelo elogio!!!!
Primeiramente obrigado por compartilhar esse tuto com a gente, vc ta de parabens, é um otimo trabalho.
Adorei o Miro usando a agulha escarlate, mas fico muito bom o do Shaka a visão que a gente tem é de um vento batendo em sua capa perfeitamente, o Saga fico show tbm, vo tentar fazer nesse sim de semana para o meu Shura
Adorei o Miro usando a agulha escarlate, mas fico muito bom o do Shaka a visão que a gente tem é de um vento batendo em sua capa perfeitamente, o Saga fico show tbm, vo tentar fazer nesse sim de semana para o meu Shura
Legal, boa idéia!!!
Va de Leão-
Ocupação : Estoquista
Parabens cara! É até agora o melhor metodo de capa q eu conheço, entrando de ferias vou fazer hehe
Quanto tempo mais ou menos vc levou pra fazer uma capa? A custura foi a mão mesmo?
Quanto tempo mais ou menos vc levou pra fazer uma capa? A custura foi a mão mesmo?
Triple H-
Triple H escreveu:Parabens cara! É até agora o melhor metodo de capa q eu conheço, entrando de ferias vou fazer hehe
Valeu pelo elogio, amigo!!
Não se preocupe que é bem simples mesmo, na teoria é que complica um pouco, hehe, heh, entre a costura e a finalização não deve levar mais que 30 minutos..
Ah é, a costura foi na máquina, mas é um ponto normal e não requer prática, na mão a costura não agarra no pano forte o suficiente, entende? Mas tenta ai, e posta o resultado, OK?
Falou!!!!!
Eduardo como vc fez akelas marcações, foi com lápis?
Tentei aki fazer um protótipo costurando a mão mas ficou terrivel hehehe. Até comprei uma mini maquina de costura no ML, vejam
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=63217175_2795.jpg&v=P
Custou apenas R$7, devo receber aanha, vamos ver se vai resolver, tomara!!
Tentei aki fazer um protótipo costurando a mão mas ficou terrivel hehehe. Até comprei uma mini maquina de costura no ML, vejam
Triple H-
Triple H escreveu:Eduardo como vc fez akelas marcações, foi com lápis?
Heheheheh!!!! À mão não dá mesmo, a costura quem de ser firme e a mão não dá!! Eu fiz na máquina de costura da minha mãe, e fiz as marcações com lápis 6B....
eu acho difícil costurar com essa maquina manual, mas vale a pena tentar, heheh
Abraços!!!
Hehehe é vamos ver, tomara q de certo com essa mini máquina, pq comprar uma maquina elétrica só pra isso não dá
Triple H-
É isso ai!! Não esqueça de postar fotos do resultado, OK??
Abraços!!
Abraços!!
Olá,Edu!Resolvi mesclar sua técnica com o papel de alumínio com a minha da fita dupla face.Ficou legal,pois o CM ganhou movimento.Infelizmente,a fita marca a parte branca da capa.Veja o resultado:
A foto foi tirada hoje á noite.Se não estiver muito nítida,tiro outra com luz natural.Abração!
A foto foi tirada hoje á noite.Se não estiver muito nítida,tiro outra com luz natural.Abração!
Como eu disse lá no tópico da sua coleção, ficou ótimo!!! Pelo menos na foto, não aparece a marca que voce diz, sem falar que a auxência de costura dá um aspecto melhor e não fica parecendo um "saco de batatas", nem fica muito grossa, Heheheh
Fic feliz em ter ajudado
Abração!!!
Fic feliz em ter ajudado
Abração!!!
Tio Alex, realmente sua capa ficou muito boa, e as marcas que vc fala não da para ver na foto!!! Então agora que a experiencia deu certo posta mais um tuto para nós, pobres mortais que não sabemos fazer!!! E eduardo, to gostando de ver as ideias se fudindo, as suas com as do tio, e assim melhorando para a gente!!!
Matheus Silva-
Ocupação : Professor
Edu/Matheus:
A marca a qual eu me refiro é resultado do corte do papel de alumínio ter sido feito em tamanho menor que as partes branca e azul da capa(tecido),pois eu temia que estas partes não se fixassem no alumínio.Quando o Hagen chegar,vou experimentar cortar tudo do mesmo tamanho e colar o papel de alumínio sobre a parte branca e posicionar a parte azul sobre o papel pra ver como fica.Aguardem!
A marca a qual eu me refiro é resultado do corte do papel de alumínio ter sido feito em tamanho menor que as partes branca e azul da capa(tecido),pois eu temia que estas partes não se fixassem no alumínio.Quando o Hagen chegar,vou experimentar cortar tudo do mesmo tamanho e colar o papel de alumínio sobre a parte branca e posicionar a parte azul sobre o papel pra ver como fica.Aguardem!
É isso ai!!! Vamos esperar pelo resultado do "Laboratório de capas do Tio Alex", Heheheheh, eu já tenho meus palpites, mas vamos ver o que vai dar....
Falou!!!
Falou!!!
Página 1 de 3 • 1, 2, 3