Cloth Myth Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cenários By Wagner Mourão

+30
Shiaoran
dudu
gerffeson
sjulia
leymard
arcanjo
IRONTROOPER
Ikki_Fenix
albedo
Mauri
afreis2805
Havok
Italohcx
alan.rodriguezbarros
roddiretor
Tanner
seyakido2
AhlexTerry
Britney
JPAULO
zerox
mariojvn
Tio Alex
Eduardo Yagami
Elderyn
RaphaVader
kinhukun
bugug
trdalex
WagneR
34 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

post it Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 06.07.11 19:34

Olá,

Estou fazendo esse tópico para compartilhar com os amigos do fórum minha primeira experiência com construção de cenários. Percebi que diferente de outros hobby’s que envolvem customização e pintura, fazer um cenário para o seu CLOTH MYTH é muito simples e barato, mas o resultado só depende do seu empenho e paciência. Reunindo alguns materiais que eu já tinha em casa e comprando outros, totalizei (até agora) uma despesa de [b]R$ 18,90.


Vamos às ferramentas usadas por mim no meu primeiro cenário:

Régua
Tintas acrílicas diversas (preto, branco, marrom, verde musgo)
Caneta piloto preta
Ferro de solda
Palito para churrasco
Pincéis de diversos tamanhos
Cola para artesanato
Estilete
Pote de plástico
Cimento
Água
Isopor


IMPORTANTE!
Antes de tudo certifique-se de que você tem um local apropriado para trabalhar, coberta com jornal ou pano para poder evitar sujeira desnecessária e que você tem idade suficiente para o manejo de certas ferramentas como o ferro de solda e o estilete. Se você não tem idade para tal, peça ajuda de um adulto.


Primeiro passo é fazer um esquema ou um desenho de como vai ser o seu modelo. Se não o fizer, o tenha bem definido, pois depois de cortar e colar o material a margem para voltar atrás é bem pequena e haverá desperdício, então siga um plano bem detalhado. Eu não comprei um isopor para esse projeto, simplesmente olhei o que poderia ser feito e fiz.

Cenários By Wagner Mourão Img0126xb



Pegue o isopor e corte na medida em que deseja, no meu caso foram as extremidades desta peça.

Cenários By Wagner Mourão Img0128q




Depois pegue um palito de churrasco e quebre um pedaço de mais ou menos 6cm das suas extremidades e espete nas partes da peça onde vão haver junções (como escadas, paredes, colunas, etc). Uma vez unidas as peças lixe bem para dar uma aparência mais áspera, para que se pareça mais com pedra. Com a régua e a caneta piloto você deve fazer as marcas do piso e as rachaduras. Cole todas as partes com junções sem retirar os palitos, pois eles funcionam como uma sustentação extra a peça. Depois de unidas o resultado é esse.

Cenários By Wagner Mourão Img0130ds



Agora você deve pegar o ferro de solda já aquecido e com a ajuda da régua marcar as frestas no piso, assim como suas rachaduras. Eu fiz aleatoriamente, pois não tinha régua no dia (absurdo), mas use a régua sempre para ter um melhor resultado.

Cenários By Wagner Mourão Img0135yw



Pinte as frestas e rachaduras com tinta preta e deixe secar.

Cenários By Wagner Mourão Img0140m



Depois é a hora de texturizar a peça. Pegue o pote de plástico e nele coloque 20ml de água. Coloque 5 colheres de cimento dentro e comece a mexer até misturar bem. Adicione cimento e (ou) água se necessário, até que você tenha uma massa bem pastosa. Então, adicione a cola, umas 5 colheres e continue misturando até tudo ficar pastoso. Pode se adicionar mais cola se for necessário.

Pegue essa mistura e cubra a peça toda, dando atenção especial as suas frestas e imperfeições.

Nos vídeos que assisti na web os gringos não mencionaram o fato de o excesso de cimento correr pras frestas, você deve remover esse excesso até que o cimento esteja seco o suficiente para não escorrer, preservando assim o visual da peça.

Feito isso o resultado você abaixo, infelizmente a peça ainda estava molhada quando tirei as fotos. A diferença deste tutorial fica por conta de eu ter usado CIMENTICOLA e não cimento comum. Mas ele secou normalmente!!


Cenários By Wagner Mourão Img0143k



Cenários By Wagner Mourão Img0147ns



Cenários By Wagner Mourão Img0146gd


Depois de seco, a aparência vai ficar assim. Eu deixei secar por 24 horas, pois o tempo está ruim e não tem sol, acredito que no sol a peça seque em menos tempo. Note que a peça ficou menos marrom depois de seca, isso responde a pergunta de um amigo com relação ao material que utilizei. Agora vamos à pintura.

Cenários By Wagner Mourão Img0153vf



Ferramentas:

Pincéis de diversos tamanhos (pintar e detalhar).
Pote de plástico
Tintas acrílicas (preto e branco)


É bem simples, no pote você coloca quantias iguais de tinta branca e preta e mistura até que tudo fique na cor cinza como demonstra a imagem abaixo.

Cenários By Wagner Mourão Img0167pb



Claro que você pode optar por um tom mais claro ou mais escuro se preferir, mas leve em consideração sempre que depois de seca a tinta fica com um tom diferente e que na hora de detalhar a peça você vai dar um tom mais claro com a tinta branca.

Pinte toda a peça sem exagero ao passar a tinta, deve ser uma camada bem fina, que cobre uniformemente doa a peça. Se for necessário de mais de uma demão de tinta na peça. Espere secar. Depois de seca a peça tem essa aparência.


Cenários By Wagner Mourão Img0172ne



Deixe secar para podermos dar detalhe a peça, para isso usaremos uma técnica chamada de pincel seco (dry brush). Fica meio difícil ensinar essa técnica por texto e fotos, então eu recomendo que entrem no Youtube e procurem por “dry brush” e vocês vão ver vários modelistas ensinando como fazer.

Ferramentas:

Pincel largo
Tinta acrílica branca
Pote de plástico
Papel toalha ou pano seco


O dry brush resumidamente é a ação de passar suavemente a ponta do pincel na tinta branca, depois você tira o excesso da mesma esfregando o pincel no papel toalha e com movimentos ainda mais suaves você “varre” toda a peça até que a tinta do pincel acabe.
Quando isso acontecer repita o processo, cobrindo toda a peça. Depois de terminado, vejam a aparência da peça.


Cenários By Wagner Mourão Img0189wp



Cenários By Wagner Mourão Img0193cj



Cenários By Wagner Mourão Img0190ar



Cenários By Wagner Mourão Img0192yg



Fotos do Resultado final:

Cenários By Wagner Mourão Img0206g



Cenários By Wagner Mourão Img0207xt



Cenários By Wagner Mourão Img0208nr



Cenários By Wagner Mourão Img0210m



Cenários By Wagner Mourão Img0210fj



Cenários By Wagner Mourão Img0211x

Com o que sobrou deu pra fazer isso:

Cenários By Wagner Mourão Img0213da

Novos cenários.:

Esse foi vendido para um amigo aqui da minha rua, bem grande!!

Cenários By Wagner Mourão Img0244of



Esse eu fiz pros meus dourados, mas por ainda não ter comprado a proteção de acrílico,
tô na dúvida se realmente vou ficar com ele.


Cenários By Wagner Mourão Img0260nd



Este eu fiz porquê não tinha nada pra fazer (rsrsrsrs), támbem servem pra vários CM'S!!

Cenários By Wagner Mourão Dscf4765c


Pois é, mais dois cenários para a coleção e um à caminho. Desisti de doar, uma vez que ninguém se interessou por isso. Então estou aguardando
ter tempo e post's suficientes para poder vendê-los aqui a preços bem camaradas!!
Quem estiver interessado em ter algum deles em caráter de doação, entre em contato. Mas só se for para uso do interessado, não para
revenda dentro ou fora do fórum!!
Obrigado a todos que postaram, espero que este post seja fonte de inspiração aos novatos como eu!
Postem seus comentários e dicas, forte abraço!!


Última edição por WagneR em 22.09.11 9:58, editado 11 vez(es)
WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por trdalex 07.07.11 1:59

Cara eu curti muito, tutorial simples e explicativo, parabéns !
Só gostaria de dicas para usar uma coloração mais acinzentada...
trdalex
trdalex

Masculino Escorpião
Idade : 33
Data de inscrição : 11/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por bugug 07.07.11 2:08

po, mto legal o tutorial, parabéns! um dia quero me arriscar tb hehe
bugug
bugug

Masculino Câncer
Idade : 37
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 20/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 07.07.11 8:51

Então amigos, obrigado pelos elogios, mas estou muito longe da perfeição.

Meu objetivo com esse tópico é motivar novatos como eu a fazerem seus cenários com materiais simples e baratos. Como ainda não terminei esse que é o meu primeiro projeto, não posso dar um parecer mais detalhado do que descobri de legal e o que fiz de errado, mas se esse projeto der certo pretendo fazer um cenário de 90cm de largura X 50 cm de profundidade e 60cm de altura.
Vou fazer uma caixa de acrílico transparente com tampa e uma pequena iluminação interna e colocar o cenário dentro.

Esse projeto já está no papel, muito embora esse pequeno cenário seja decisivo pra eu tentar algo maior.

A coloração acinzentada que o amigo se refere é feita na pintura da peça, logo após a secagem total do cimento. Nesse período de inverno e com o tempo chuvoso, acabei deixando a peça secando de um dia para o outro e ainda não postei a parte da pintura aqui no tópico.

Pra chegar a coloração cinza você mistura as tintas preta e branca até chegar no tom que você deseja, mais preto pra escurecer ou mais branco pra clarear, vai do gosto de cada um.


WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por kinhukun 07.07.11 9:21

mto bom esse tutorial mesmo, acho que tdos que tem cloth myth tem vontade de ter um cenário tbm e são iniciativas como a sua que nos enchem de vontade de tentar, vou ver se nessas férias faço um p mim tbm.
parabens pelo cenário q esta saindo e vlw por compartilhar.
kinhukun
kinhukun

Masculino Câncer
Idade : 37
Localização : Suzano-SP
Ocupação : Contador

Data de inscrição : 12/07/2010

http://www.clothmythbrasil.com/t9653-kinhu-s-colec#284589

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 07.07.11 9:53

Tô curtindo muito fazer esse tópico, agora é só rezar pra a peça já ter secado quando eu chegar em casa pra começar a pintura e dar continuidade ao tópico.

Obrigado aos posts e elogios!!


Última edição por WagneR em 07.07.11 11:06, editado 1 vez(es)
WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por RaphaVader 07.07.11 11:00

Bem interessante o uso desse material. Aqui uso outros materiais para fazer os meus cenários que fornecem sempre um boa possibilidade para se fazer texturas (como gesso acrílico, massa acrílica etc.), mas quero ver o resultado final do uso dessa fórmula. Parabéns e abraço!
RaphaVader
RaphaVader

Masculino Leão
Idade : 39
Localização : Fortaleza - Ce
Ocupação : Psicólogo/ Psicanalista

Data de inscrição : 11/07/2009

http://www.clothmythbrasil.com/t6326-colecao-raphashiva-escuridao-saga-renegado-epresente-de-natal-star-wars?highlight=raphashiva

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 07.07.11 11:10

Interessante Rapha! Depois vou querer saber mais detalhes sobre o manuseio desses materiais também, sempre é bom ter outras alternativas. Não garanto o resultado positivo deste projeto, pois é a primeira vez que faço cenários, e estou copiando um tutorial gringo do youtube, pois achei simples para iniciantes. To aqui roendo as unhas pra dar a hora de chegar em casa logo e ver se a peça secou.

Obrigado pelo post.

WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por Elderyn 07.07.11 13:57

parabéns pela iniciativa! eu tenho um monte de isopor dos aparelhos que tenho aqui e nunca achei utilidade pra eles...srrsrs.. vendo vc usar esse me deu coragem de pegar eles e inventar um cenário tb.. hahahaha.
Daqui umas semanas posto alguma coisa.
Elderyn
Elderyn

Masculino Peixes
Idade : 41
Localização : São Paulo
Ocupação : Controladoria / Fiscal

Data de inscrição : 05/06/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9602-elderyn-s-collection

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 07.07.11 14:41

Mais tarde atualizações, fiquem ligados!!
WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por Eduardo Yagami 07.07.11 14:59

Gostei mesmo do resultado a princípio Wagner, aguardo pra ver apeça seca. Esse lance da cimentcola é interessante, não sei qual a faixa de preço em relação ao gesso, mas deve ser dasopções mais baratas se comparado a massa corrida e massa plástica....

Mas enfim, parabéns pelo trabalho! \o
Eduardo Yagami
Eduardo Yagami

Masculino Capricórnio
Idade : 42
Localização : SP-Capital
Ocupação : Palhaço

Data de inscrição : 18/10/2007

http://www.clothmythbrasil.com/t1790-eduardo-yagami-12-04-hades-dos-infernos-finalmente-pg41-e-previa-shiryu-v1-pg40

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por Tio Alex 07.07.11 15:21

Tb curti o uso de cimentcola,mas não fica muito pesado? Vejo que vc, assim como eu, tb fica com as mãos coçando pra levar pra casa aqueles pedaços de isopor bom de embalagem de eletrodomésticos abandonados na rua! Razz
Tio Alex
Tio Alex

Masculino Aquário
Idade : 55
Localização : São Paulo - SP
Ocupação : Professor de Inglês

Data de inscrição : 26/10/2006

http://www.clothmythbrasil.com/t8277p570-tio-alex-o-phodao-do-hell-pag-38#234523

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 07.07.11 18:37

Tópico atualizado, espero que gostem.

Tio Alex, não fica pesado. Achei isso sensacional.

Yagami, gastei 5 reais em 5 kg de cimenticola. até agora usei só 300 gramas.
WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por Elderyn 07.07.11 19:01

Cara, não tinha visto ate a parte do argamassa...rrsss... legal !!!, mais por experiencia com esses materiais, eu acho que ele deve rachar depois, sei la, a principio, o seu cenário vai ficar bom tenho certesa !!!
Elderyn
Elderyn

Masculino Peixes
Idade : 41
Localização : São Paulo
Ocupação : Controladoria / Fiscal

Data de inscrição : 05/06/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9602-elderyn-s-collection

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 07.07.11 19:35

Não tinha pensado em rachaduras. Nas fontes que pesquisei, ninguém citava esse ocorrido, mas talvez seja algo que só a ação do tempo sobre a peça possa responder. Caso aconteça, vou ter que trabalhar com outro materiais.
Muito embora eu só esteja fazendo um teste, pois pretendo fazer um cenário de cerca de 1 metro de largura. Acho que para este projeto, vou utilizar outro material para fazer a textura.
Qual outro material vocês recomendam?
WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por mariojvn 07.07.11 22:41

Caramba Wagner... ficou mt bom o resultado... ate me animou a voltar a tentar novos cenarios...
Amanha mesmo ja vou procurar esse cimenticola!
Valeu pelo excelente tutorial
abraço
mariojvn
mariojvn

Masculino Capricórnio
Idade : 37
Localização : Recife - PE
Data de inscrição : 02/02/2010

http://www.clothmythbrasil.com/t7348-colecao-de-mariojvn-cenario-elisios-atualizacao-19-04?highlight=mariojvn

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por RaphaVader 07.07.11 22:52

O resultado na minha opinião ficou excelente.Muito bom mesmo - vou testar em algumas peças aqui. Um bom material para texturas é o gesso acrílico - é bem interessante também.
Valeu!
RaphaVader
RaphaVader

Masculino Leão
Idade : 39
Localização : Fortaleza - Ce
Ocupação : Psicólogo/ Psicanalista

Data de inscrição : 11/07/2009

http://www.clothmythbrasil.com/t6326-colecao-raphashiva-escuridao-saga-renegado-epresente-de-natal-star-wars?highlight=raphashiva

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por zerox 08.07.11 1:22

meu brother excelente tutorial.. vou aproveitar as dicas e fazer um piso novo pro meiu hhehee
zerox
zerox

Masculino Sagitário
Idade : 42
Localização : Suzano SP
Ocupação : Quimico , camisetero silkera e doidaorsrs

Data de inscrição : 28/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por Tio Alex 08.07.11 15:37

Vc pode optar por pasta de modelar. Cool
Tio Alex
Tio Alex

Masculino Aquário
Idade : 55
Localização : São Paulo - SP
Ocupação : Professor de Inglês

Data de inscrição : 26/10/2006

http://www.clothmythbrasil.com/t8277p570-tio-alex-o-phodao-do-hell-pag-38#234523

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 08.07.11 15:42

ATUALIZANDO COM FOTOS DO RESULTADO FINAL!!
WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por JPAULO 08.07.11 20:35

Opa Amigo !! Cara o resultado final ficou excelente !! Tutorial muito bem explicado e um grande incentivo a todos nós, sempre tive vontade de ter um cenário, uma hora tomo coragem e tento criar algo hehe , abraço amigo !!
JPAULO
JPAULO

Masculino Virgem
Idade : 37
Localização : São Paulo, SP
Data de inscrição : 05/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por Britney 15.07.11 18:17

... sem palavras, espetacular Very Happy
Britney
Britney

Feminino Gémeos
Idade : 26
Localização : Ilha de Andrômeda
Data de inscrição : 10/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por AhlexTerry 15.07.11 20:03

Uau! Demais, demais! Estou de férias na facul e vou ver se consigo fazer algo do tipo.

Só sei que ficou simplesmente demais Wagner.

Abs!
AhlexTerry
AhlexTerry

Masculino Touro
Idade : 38
Localização : Nova Iguaçu - RJ
Ocupação : Farmacêutico & Comerciante

Data de inscrição : 06/11/2006

http://www.snkbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por WagneR 15.07.11 20:34

Obrigado pelos posts.

Estou terminando o projeto do cenário definitivo pra colocar na sala, não sei se faço uma caixa de acrílico, ou compro um aquário para isso.

Ex: Cenário dentro da caixa (ou aquário) + iluminação = Cenário rulador!!!

Preciso de mais informações sobre a melhor forma de expor os meus cloth's, mas sempre priorizando a proteção dos mesmos. Até agora a turma vive dentro das caixas. Tenso!!!

Pode ser um aquário ou uma caixa de acrílico com tampa?

Vai proteger bem os cloth's?

Por favor, tirem essa minha dúvida!!
WagneR
WagneR

Masculino Áries
Idade : 42
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Empresário

Data de inscrição : 04/07/2011

http://www.clothmythbrasil.com/t9905-colecao-wagner-mourao

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por AhlexTerry 15.07.11 21:04

Tem uns tópicos legais sobre vitrines e etc...

http://www.clothmythbrasil.com/t8156-cristaleira-para-exposicao

http://www.clothmythbrasil.com/t7457-otimo-modelo-para-vitrine?highlight=vitrine

Abs!
AhlexTerry
AhlexTerry

Masculino Touro
Idade : 38
Localização : Nova Iguaçu - RJ
Ocupação : Farmacêutico & Comerciante

Data de inscrição : 06/11/2006

http://www.snkbrasil.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

post it Re: Cenários By Wagner Mourão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos