Cloth Myth Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Tutorials] Cenários & Afins

+64
PepeAuter
Reiken25
SminimaN
david.mazzarotto
Krl182
Lerysquash
Arashiplayer
IRONTROOPER
jhonny.666
tiago ausente
Rick Minamoto 2
Shura_ddr
Edu Scorpion
HIPNUS_SAMA
pc_abreu
rafinha2006
Pégasus Dourado
Shion_Rocha
Richard
Alexei
Haruka
Chrono Trigger
arcanoo
CavaTrort
Xauá
pedroca
athenodoros
Hypnos
William Pinheiros Costa
Fabio Gus
janssen18
roddiretor
nexusbrz
zephyrous
Andy
pgp_rookwood
M.roots
Saori
Eduardo Yagami
maklamonte
arcanjo
TatyZ
mistermike
Ciprius
Dzk
Myo
HEBER
Matheus Silva
Griffon
cbslima
Vaakoo
Pleao
Jiraya83
MDrake
darkaquarius
Scorpio no Still
CloMyColl
Starlight EX-TINC-TION
ardokis
saulof
igorjl
kricek1
Admin
Ovídio
68 participantes

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

normal [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por Ovídio 16.08.06 14:50

Inaugurada a sessão de tutoriais de cenários, Smile aqui postaremos os cenários feitos artesanalmente e mostraremos em etapas como são feitos e os materiais utilizados para a confecção dos mesmos! Laughing
Ovídio
Ovídio
Redator
Redator

Masculino Áries
Idade : 38
Localização : Belo Horizonte - MG
Data de inscrição : 14/08/2006

https://www.facebook.com/DX-Figures-495204847215309/ http://www.clothmythbrasil.com/t10224-colecao-ovidio-cleto

Ir para o topo Ir para baixo

normal Primeiro tutorial

Mensagem por Ovídio 16.08.06 15:30

Bom o primeiro tutorial que postarei será o do piso do santuário, que postei na comunidade há algum tempo atrás... Very Happy

Fotos:
[Tutorials] Cenários & Afins 39pv1
[Tutorials] Cenários & Afins 40ow4
[Tutorials] Cenários & Afins 41gv7
[Tutorials] Cenários & Afins 44sx2
[Tutorials] Cenários & Afins 53kd5
[Tutorials] Cenários & Afins 58vw5
[Tutorials] Cenários & Afins 96xd1
[Tutorials] Cenários & Afins 106hc3
[Tutorials] Cenários & Afins 107sc9
[Tutorials] Cenários & Afins 110tn8
[Tutorials] Cenários & Afins 111pf6

cheers cheers cheers cheers
TUTORIAL PARA CONFECÇÃO DO PISO:

- Em primeiro lugar o isopor 35 milímetros, encontrado facilmente em papelarias. Você vai medir o isopor do tamanho que desejar fazer o piso e cortá-lo com estilete.

Depois vai marcar com um lápis as divisões das pedras, no tamanho que preferir, no meu no caso tem 6 por 7cm cada quadradinho.

- Feito à marcação em todo o pedaço do isopor, pegue um estilete afiado e mãos a obra! Corte todos os quadrados...Dá trabalho mais para que o acabamento das frestas entre as pedras ficar bom, tem que fazer isso.

Obs: Quando for cortando os cubinhos vá reordenando eles na mesma fileira à que pertencem, do contrário depois não vão se unir uniformemente e ficará tudo torto! Para que isto não aconteça vá cortando e montando novamente como um quebra-cabeças.

- Após cortados todos os quadrados, vc vai usar cola quente para colar tudo novamente...Parece coisa de doido mais é como eu já disse, deste jeito o acabamento ficará bom! Cole todos no exato local aonde saíram...

- Depois de feita à colagem, vamos ao ingrediente X, chama-se pasta de modelagem, é da marca Acrilex (veja foto abaixo). É como se fosse uma manteiga branca, que quando seca endurece, tomando consistência dura e aparência de gesso e argamassa! Só que gesso e argamassa é muito caro, já esta pasta custa cerca de R$ 5,00 reais, é encontrada em lojas de artesanato, pintura e algumas papelarias. Você vai envolver toda a superfície do isopor com a pasta, passando como se fosse manteiga no pão mesmo e não se preocupe se ficar irregular, a idéia é esta mesmo se você fizer tudo lisinho não ficará parecendo pedra!

Foto da pasta: [Tutorials] Cenários & Afins 388brvr1


Obs: nesta parte tome cuidado para não tampar as frestas entre os cubos, caso contrário perderá todo o trabalho que teve cortando um por um e colando de novo! Quando vc for aplicando a camada de massa, passe o estilete entre as frestas para desobstruí-las.

- Terminado o trabalho de preencher toda a superfície e bordas do piso com a massa e após a secagem o que não demora muito, cerca de uma hora já estará seco ao toque...Daí vem à tinta acrílica, no caso eu usei um tom de cinza claro, que pode ser feito com branco e uma pitadinha de preto.

Você precisará de um pincel fino e um pincel chato de cerdas mais duras, pra que? Bom, o fino será para aplicar tinta cinza entre as frestas das pedras, praticamente em todas, é isto que vai realçá-las! Teste sempre antes num pedaço de isopor que não faça parte do projeto!

O pincel chato e para ser usado sem aguar e sem tinta, ele vai servir apenas para esfumaçar a tinta cinza fazendo os efeitos de envelhecimento, a melhor maneira de esfumaçar com o pincel seco é colocar um pouquinho de tinta na borda da fresta que você deseja fazer o efeito e começar a espalhar com o pincel seco, com pinceladas em sentido circular espalhando para a região até onde você quer que o esfumaçado chegue.

Depois de fazer o efeito esfumaçado em todas as pedras que desejar, você pode pegar tinta acrílica verde musgo e aplicar como efeito também, para isso, basta "sujar" levemente (bem levemente mesmo, teste antes numa folha de papel ou em um pedaço de isopor que não faça parte do projeto) o pincel chato de cerdas duras com a tinta e esfumaçar em sentido circular nos locais aonde desejar criar o efeito dos musgos.

- Bom, após isto basta esperar secar e de preferência aplique um verniz fosco em toda a superfície do piso para evitar que a tinta saia do piso e também para evitar que suje o pé dos bonecos. Não use verniz brilhante, se não vai estragar o efeito das pedras, elas jamais podem ser brilhantes! Deixe o verniz secar bastante antes de colocar os bonecos em cima do piso.

Dicas e possíveis dúvidas: Para esfumaçar tinta é bom que ela esteja bem aguada, ajuda bastante, e o bom é que tinta acrílica é a base se água.

O lance do esfumaçado consiste em pegar o pincel chato de cerdas duras totalmente seco, e espalhar a tinta em movimentos circulares até que não tenha mais tinta para espalhar, sempre espalhando no sentido das frestas para o meio da pedra, isto dará o efeito que você viu na foto do piso pronto. Não é necessário fazer em todas as bordas, veja na foto como você pode alternar ok? Treine antes num pedaço de isopor que não for usar!

Utilize pouca tinta e quanto a aguar é colocar água na tinta mesmo! Você vai passar tinta dentro das frestas e colocar um pouco nas bordas das pedras, aonde desejar obter o efeito esfumaçado. A tinta deverá ser aplicada nas pedras com o pincel fino e o pincel chato será usado apenas para espalhar quando a tinta já estiver na pedra. Portanto vc não vai passar tinta diretamente no pincel chato, para o efeito ficar bom ele deve estar seco.

Para fazer as pedras rachadas basta cortar as pedras que você desejar que sejam rachadas e fazer o mesmo procedimento que está no tutorial(colar novamente com cola quente, cobrir a superfície com a massa e depois pintar fazendo o efeito esfumaçado). O importante é intercalar de forma aleatória, pois como são rachados por causas "naturais" como velhice, dilatação, batalhas ou clima eles devem parecer naturais e não uniformes.

Qualquer dúvida basta postar perguntando que respondo assim que possível!
Wink
Ovídio
Ovídio
Redator
Redator

Masculino Áries
Idade : 38
Localização : Belo Horizonte - MG
Data de inscrição : 14/08/2006

https://www.facebook.com/DX-Figures-495204847215309/ http://www.clothmythbrasil.com/t10224-colecao-ovidio-cleto

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por Admin 22.08.06 20:55

Valeu, Ovídio! Você é o cara. Com certeza vou confeccionar esse cenário nas minhas férias. Valeu!! Cool

Admin
Administrador
Administrador

Masculino Áries
Idade : 41
Localização : Sampa Rock City
Ocupação : Engenheiro

Data de inscrição : 14/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por kricek1 23.08.06 23:05

Opa.......

Aqui vai um pequeno tutorial do que usei para fazer meu cenário...




Materiais:

Cola pritt
Pistola de cola quente (barato...uma de 10 Watts, bem ridícula custa R$15, 17.....)
Grama de modelismo ( vendida em lojas de modelismo, custa em torno de R$ 5 um pacotinho..)
Tinta ( NÃO use para tecido-comprei por engano, e esse bicho cheira forte- mas sim uma para isopor ou gesso)
Estilete
Vela (sério...e não é para rezar para que o cenário dê certo..)
Isopor ( 100 e 50...não sei que tipo de escala é essa, mas comprei uma placa de cada)
Papel micro ondulado

Gesso acrilico
Secador de cabelo da sua irmã

Bom, eu fiz esse pequeno desenho para servir como guia ( apesar de que ocorreram diversas modificações quando fui fazer o cenário). Quem quiser utilizar as mesmas medidas que eu usei, siga em frente:



Como é possivel ver pelas fotos, há alguns niveis de altura no cenario. Cada nivel é uma camada de isopor 50 ( grossura do isopor) a mais, exceto as pontas do cenário, que são metade da camada 50.



Corte o isopor nas medidas mostradas, utilizando o estilete quente ( por isso a vela:idea:).

O segundo nivel é mais facil de ser construido se vc utilizar ao inves do isopor 50, o 100, pois ele tem o dobro da grossura, então não ha o trabalho de vc elevar o nivel.

A montagem do terceiro nivel pode ser feita utilizando-se as sobras do corte com suporte e elevação. Se vc distribuir por toda a área que o terceiro nivel se encontrará, o isopor, mesmo com esses espaços em branco aguenta o peso dos Myths, com tranquilidade. Ou seja, em cima do pedaço da placa de 100, se vc colocar restos dos cortes da plca de 50, e em cima desses pedaços por o novo piso (onde os cloths efetivamente irão pisar), vc vai aproveitar material e ainda ira garantir resistencia.

Eu usei esse principio também para montar o meio ( o fim da pequena escada) do cenario.



Para criar ranhuras, esquentei um clips deformado com a vela e passei pelo cenario......

Bem, apos toda a montagem e a colagem, eu passei uma camada de gessoa acrilico da ACRILEX, facilmente encontrado em papelarias e usei o secador de cabelo da minha irmã para secar mais rapido:afro: .
Passei apos isso mais uma camada de gesso para criar uma textura legal e não ficar com uma aparencia de isopor.

Apos isso...vc pode começar a pintar. É bom fazer varias camadas, para ter uma pintura legal e uniforme, e alternar os tons, para vc conseguir dar uma impressão de pedra.



E agora faremos o piso de grama. Eu passei uma camada de tinta marrom e outra verde, ficando com o seguinte resultado:



E em cima dessa tinta vc passa a cola pritt ( não se preocupe com aqueles "gomos" ou sei la "aglomerados" de cola em excesso que ficam, eles por incrivel que pareça acabam dando um efeito legal). Ai em cima da cola vc joga a grama de modelismo, tira o excesso ai vê o resultado:

Essa figura é de um "pre-cenario" ( que eu fiz para testes), e eu vi que dessa maneira, um gramado fica bastante realista, vejam so (a diferença vista nos gramados é em função do flash da maquina):







Eu aproveitei e tb pus grama em algumas partes do cenario para simular envelhecimento e recobrimento por vegetação ( eu ainda vou comprar plantas decorativas de aquário, que trarão um resultado muito legal junto com a grama).

As colunas são faceis. É so enrolar o papel micro ondulado e pinta-lo!

E ai pronto......





Qualquer duvida ( e acho que havera algumas, afinal, sou pessimo em redação...) fiquem a vontade...
kricek1
kricek1

Masculino Libra
Idade : 41
Localização : São Paulo
Ocupação : Eng. Minas

Data de inscrição : 14/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por igorjl 24.08.06 0:13

vlw pelo tutorial kra
seu cenario ficou mto bom msm!
igorjl
igorjl

Masculino Sagitário
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Estudante Eng. Mecânica - UFF

Data de inscrição : 15/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por saulof 24.08.06 11:01

esses cenarios fikram muito fodas taum de parabens!!!
saulof
saulof

Masculino Gémeos
Idade : 38
Localização : Niteroi - RJ
Ocupação : Professor

Data de inscrição : 15/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por Convidad 26.08.06 15:28

Muito legal ovidio, adorei o cenário e o tutorial!! se eu tivesse espaço pra fazê-lo com certeza o faria, mas se colocar isopor 35mm na minha prateleira dos CM, vai reduzir muito o espaço pra eles hehe

Um dia quando tiver mais espaço eu quero um cenário desses!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

normal nossa que loko os tutorias

Mensagem por Convidad 29.08.06 13:55

tah bem da hra como vcs conseguem fazer isso....l me respondam eu pretendo fazer um tuytorial

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

normal =]

Mensagem por ardokis 10.09.06 23:14

opa , ja to ate com umas ideias aqui, se der certo mostro pra vcs
ardokis
ardokis

Masculino Peixes
Idade : 36
Data de inscrição : 10/09/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por ardokis 10.09.06 23:15

ate pq , sou desenhista , entaum , sei mexer com pinta essas coisas =]

artesanato pah =]
ardokis
ardokis

Masculino Peixes
Idade : 36
Data de inscrição : 10/09/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por Starlight EX-TINC-TION 11.09.06 12:33

Tah mt show mesmo os cenários, alguem tem dicas de como fazer os pilares?¿?
Starlight EX-TINC-TION
Starlight EX-TINC-TION

Masculino Áries
Idade : 39
Localização : Jundiaí / SP
Ocupação : TI

Data de inscrição : 11/09/2006

http://www.fotolog.com/aquele_que

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por CloMyColl 13.09.06 19:00

Ta muito loko mesmo...!
To tentando fazer aqui!!
Tbm gostaria de saber como fazer os pilares!
CloMyColl
CloMyColl

Masculino Sagitário
Idade : 39
Localização : Santo André - SP
Ocupação : Estudante - Ciências Contábeis

Data de inscrição : 13/09/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por kricek1 13.09.06 19:08

Enrole papel micro ondulado e pronto.....
kricek1
kricek1

Masculino Libra
Idade : 41
Localização : São Paulo
Ocupação : Eng. Minas

Data de inscrição : 14/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal comu faz a parede????

Mensagem por Convidad 17.09.06 16:38

aaeeewww pessoal se alguem poder me ajudar comu faz as paredes??/??
flwsss

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por Scorpio no Still 18.09.06 8:57

Putz,

Os dois tutoriais do kricek1 e do Ovídio estão demais!

Dá pra tirar algumas idéias legais pra montar os cenário.
Scorpio no Still
Scorpio no Still

Masculino Escorpião
Idade : 41
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 14/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por CloMyColl 26.09.06 13:26

Não pintei ainda, como da pra perceber.. rsrsrs

Só que eu usei isopor de 20mm, porque senão tbm os cloths teriam que escalar a escada !! rsrsrs

To tentando mas...

[Tutorials] Cenários & Afins 2609061313xr6.th

[Tutorials] Cenários & Afins 2609061314cr3.th

[Tutorials] Cenários & Afins 2609061315qm6.th

não ta ficando com um aspecto muito agradável!!
CloMyColl
CloMyColl

Masculino Sagitário
Idade : 39
Localização : Santo André - SP
Ocupação : Estudante - Ciências Contábeis

Data de inscrição : 13/09/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por kricek1 26.09.06 18:00

Ao contrario!! ta ficando bom, ja que parece que ta so isopor!! Põe uma camada de gesso ou daquela massa que o Ovidio usou no cenario dele e vc vera como melhora bastante, ainda mais depois de pintado!!
kricek1
kricek1

Masculino Libra
Idade : 41
Localização : São Paulo
Ocupação : Eng. Minas

Data de inscrição : 14/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por CloMyColl 26.09.06 20:22

Já tinha passado aquela massa que o Ovídio falou (massa para modelagem) é que eu passei uma camada fica porque pensei que não ia dar em tudo...
De qualquer forma pintei agora a tarde e o resultado... hehehe

[Tutorials] Cenários & Afins 2609062002lr6.th [Tutorials] Cenários & Afins 2609062004yb4.th [Tutorials] Cenários & Afins 2609062005mm8.th


Mais ainda falta muito ainda, vou fazer a cortina pra por atrás, o tapete e as colunas, porque a intenção é ser a sala do mestre!!
CloMyColl
CloMyColl

Masculino Sagitário
Idade : 39
Localização : Santo André - SP
Ocupação : Estudante - Ciências Contábeis

Data de inscrição : 13/09/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por kricek1 26.09.06 21:47

Quando vc acabar...fala o que fez e posta fotos completas....
kricek1
kricek1

Masculino Libra
Idade : 41
Localização : São Paulo
Ocupação : Eng. Minas

Data de inscrição : 14/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por darkaquarius 02.10.06 19:13

Fiz um cenário tbm, mas sei lá naum achei ele mtu legal naum, to postando aki p/ pedir a opinião de v6!

[Tutorials] Cenários & Afins S5030468bp9.th

[Tutorials] Cenários & Afins S5030469po9.th


[Tutorials] Cenários & Afins S5030470ao5.th
darkaquarius
darkaquarius
Redator
Redator

Masculino Aquário
Idade : 32
Localização : Tatuí - SP
Ocupação : Músico

Data de inscrição : 14/08/2006

http://twitter.com/alvaro_tinho http://www.clothmythbrasil.com/t8309p375-dark-aquarius-desabafo-e-hades-o-emissario-dos-eliseos-pg26

Ir para o topo Ir para baixo

normal Dark Aquarius

Mensagem por saulof 02.10.06 20:01

pow fiko bom sim ,so ta faltando vc da uma pintada no isopor com uma tinta cinza sei la ou passa essa massa q o pessoal sugeri aki,mas ja ta bem legal eh so complementar!!!!
saulof
saulof

Masculino Gémeos
Idade : 38
Localização : Niteroi - RJ
Ocupação : Professor

Data de inscrição : 15/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por darkaquarius 02.10.06 21:29

pior eh ki eu já passei a massa, eu só tenho medo de passar a tinha de fik mtu escuro aí fik mtu feio Very Happy
darkaquarius
darkaquarius
Redator
Redator

Masculino Aquário
Idade : 32
Localização : Tatuí - SP
Ocupação : Músico

Data de inscrição : 14/08/2006

http://twitter.com/alvaro_tinho http://www.clothmythbrasil.com/t8309p375-dark-aquarius-desabafo-e-hades-o-emissario-dos-eliseos-pg26

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por saulof 03.10.06 16:33

pow compra um cinza mais claro,ou entaum pega um pedaço de isopor pequeno passa a massa e mete a tinta pra ver como fik!!!!
saulof
saulof

Masculino Gémeos
Idade : 38
Localização : Niteroi - RJ
Ocupação : Professor

Data de inscrição : 15/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por igorjl 03.10.06 20:14

CloMyColl, o seu cenário tah muito bom, parabens... depois q vc terminar posta mais algumas fotos aih pra gente...

darkaquarius, tah mto bom o seu chão, mas eu soh achei q tah um pouco carregado na tinta preta das rachaduras... talvez se vc cobrir o chão todo com um tom de cinza ele fique menos marcante... soh falta um toque final msm...
igorjl
igorjl

Masculino Sagitário
Idade : 37
Localização : Rio de Janeiro
Ocupação : Estudante Eng. Mecânica - UFF

Data de inscrição : 15/08/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por CloMyColl 04.10.06 1:03

É foi o que eu fiz no meu, passei tinta cinza mais claro que eu fiz no tom que desejava (misturei preto com branco). Porque no tutorial não fala, mas olhando as img, percebi que o centro dos cubos estavam muito brancos.
Mas uma outra dica é vc deixar a tinta aguada e esfumacear bastante para o centro do cubo.
A primeira vez que vc faz é meio complicado mesmo, mas depois que pega o jeito...

Olha esse suporte que estou fazendo num cenário:
(não tá muito boa a img, porque estou sem cabo usb, entaum tirei com a minha web, que é uma m... rsrsrs)
As pedras estão bem mais realista do que as primeiras que eu fiz para sala do mestre..


[Tutorials] Cenários & Afins Cenyx3.th


O cenário da sala so mestre não está pronto ainda, pois dei uma pausa pra fazer esse, que já está pronto, é que estou sem câmera para postar as fotos, mas em breve estarei postando...!!!
CloMyColl
CloMyColl

Masculino Sagitário
Idade : 39
Localização : Santo André - SP
Ocupação : Estudante - Ciências Contábeis

Data de inscrição : 13/09/2006

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Tutorials] Cenários & Afins

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 11 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos