Cloth Myth Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

+4
fabiodeprata
thiagopls
BarrigaVerde
Huan
8 participantes

Ir para baixo

normal [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por Huan 09.08.14 23:14

Ola pessoal,
Eu tive a oportunidade de fazer amigos japoneses durante a Copa do Mundo quando fui à estreia do Japão aqui em Recife e recentemente dei estadia de uma noite a um japonês que estava de passagem na minha cidade. Praticamente todos com quem conversei comentaram que japonês trabalha duro pois trabalham 12 horas por dia e que eles tinham inveja do brasileiro por considerar que nós aproveitamos mais a vida por trabalharmos menos horas por dia.
Bem, eu fiquei curioso com o fato deles trabalharem 12 horas e pesquisei um pouco sobre isso.A Lei de Normas Trabalhistas Japonesa estabelece o seguinte:
- A jornada de trabalho no Japão não pode ultrapassar 8 horas diárias ou 40 horas semanais.
- Qualquer hora trabalhada a mais é considerada hora extra. Cada hora extra recebe um adicional de 25% do valor normal.
- O adicional noturno (Para quem trabalha de 22h às 5h) é de 25%.
- No caso do trabalhador ser chamado para trabalhar em dias de folga, é de 35%( Se são 40h semanais, caso ele trabalhe 8h p/dia,será 5 dias por semana.Ou seja, se trabalhar de Segunda à Sexta,a hora de trabalho do  Sábado teria um acréscimo de 35%).
- Caso o total de horas extras some mais de 60 horas por mês, o trabalhador passa a receber 50% a mais do que o valor base pelo tempo trabalhado além desse limite.

Basicamente para as empresas japonesas é mais em conta pagar os adicionais para que o trabalhador faça 4h de extra todo dia que contratar outro funcionário para cobrir aquele horário. Por isso em média o japonês trabalha 12h por dia. Mas e quanto ao salário? Bem, cada província paga um valor de salário mínimo diferente por hora de trabalho. Vocês podem conferir nesse link: http://pc.saiteichingin.info/ . Usando como exemplo a província de Osaka,onde o salário mínimo por hora é de ¥ 819,00 podemos chegar aos cálculos:
- Em um dia de trabalho com 8h se recebe 8 x 819,00 = ¥ 6.552,00
- Cada hora extra vale ¥ 1.023,75 (819 x 1,25). Então em 4 horas extras se recebe 4 x 1.023,75= ¥ 4.095,00
- Ou seja, em 12h de trabalho(8h + 4h Extras) ,em Osaka, alguém que ganha o mínimo recebe ¥ 10.647,00. Em 5 dias são ¥ 53.235,00.
- Como o japonês também trabalha no Sábado, e esse deveria ser um dos dias de folga, então recebe o adicional de 35%,então ele recebe ¥ 14.373,45.
- Então por semana ganha ¥ 67.608,45.  Em 1 mês ganha ¥ 277.804,80 ( ¥67.608,45 x 4 + ¥ 7371,00¹).Esse valor é equivalente a R$6.266,74².
- ¹ Valor a mais recebido em cima das horas extras trabalhadas acima das 60h extras por mês.
- ² R$ 1,00 = ¥ 44,33.

Ao ver tudo isso, eu me surpreendi com a diferença absurda entre a realidade do colecionador brasileiro e a do japonês. Como vocês podem ver, um Cloth Myth caro como por exemplo o Touro Ex que terá preço de ¥ 10.800,00 pode ser comprado por um trabalhador no japão que recebe salário mínimo em apenas UM DIA! E você, quantos Cloths consegue comprar após um dia de trabalho? Naturalmente o exemplo é de alguém que trabalha 12 horas por dia, mas levando em conta que muitos dos brasileiros perdem mais de 3h para ir e voltar do trabalho,por conta dos péssimos meios de transportes,isso não muda muito se comparado com nossa realidade de 8h de trabalho.

Se alguém aqui mora no Japão e pode acrescentar ou corrigir algo desse texto, por favor comente.
FONTES:
http://www.ipcdigital.com/br/Vida-no-Japao/Trabalho/Jornada-de-trabalho-no-Japao-e-detalhada-em-lei_18072010
http://pc.saiteichingin.info/
Huan
Huan

Masculino Libra
Idade : 36
Localização : Recife - Pernambuco
Ocupação : Estudante

Data de inscrição : 06/03/2010

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=1322129801294

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por BarrigaVerde 10.08.14 1:13

Batendo olhos, são realidades bem parecidas no tangente às situações trabalhistas. Temos a vantagem de trabalhar menos, mas é relativo. Pode não ser a realidade aí do nordeste, mas um pedreiro bom recebe em média 250 reais por dia aqui em Santa Catarina. Pagaria um Aldebaran se o mesmo custasse 10000¥ aqui, mas não estamos no Japão.

A principal diferença é o imposto. No Japão há uma taxa de 8% para o consumidor. Aqui no Brasil os tributos sobre brinquedos variam de 40 a 75% e não estou falando de importação. Os impostos nos maltratam, humilham e fazem o nosso dinheiro valer nada.

Ainda temos que lidar com o revés do lojista e o custo Brasil. Não há preço sugerido como no Japão ou México, logo, algumas lojas trabalham com margem um pouco acima mesmo no lançamento. Cada um sabe dos seus custos, mas é mais um fator a elevar o valor da figura.
BarrigaVerde
BarrigaVerde

Masculino Áries
Idade : 39
Localização : Gaspar - SC
Ocupação : Dentista

Data de inscrição : 13/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por Huan 10.08.14 8:26

Hehehee..O pedreiro não é assalariado e em Recife ele também ganha isso pelo serviço xD .Mas o foco é fazer uma comparação tendo como base o mínimo que um profissional assalariado recebe.Podemos dar vários exemplos de pessoas que ganham mais que um salário mínimo no Brasil,mas não é esse o foco. Assim como aqui,temos que levar em conta que um grande parte da população Japonesa não recebe apenas o valor mínimo descrito acima. O objetivo maior é demonstrar que um profissional no Brasil, com a menor instrução possível, que recebe um salário mínimo teria que gastar 34,53% do seu salário para comprar um Cloth de 10800 Yens,que daria m torno de R$250,00. E alguém que no Japão,que também tenha a menor instrução possível,que recebe o mínimo, teria que gastar apenas 3,8% do salario de um mês. Note que no texto acima eu não mencionei os preços praticados no Brasil,nem por quanto o produto chega aqui.Levei em consideração apenas o preço praticado no Japão. Se nós levarmos em consideração o preço daqui,a diferença é ainda mais absurda. Então o nosso problema não são apenas os impostos...mas também por ganharmos pouco...
Huan
Huan

Masculino Libra
Idade : 36
Localização : Recife - Pernambuco
Ocupação : Estudante

Data de inscrição : 06/03/2010

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=1322129801294

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por BarrigaVerde 10.08.14 11:30

Não faz muito sentido o que você falou. Mão de obra no Brasil é caríssima e também há todo um valor agregado. Também não entendi a parte do assalariado. Se a pessoa não tem formação, não planejou sua carreira e trabalha em um lugar que não oferece chances de crescimento, essa pessoa sempre estará limitada em seus ganhos. Em qualquer parte do mundo.

Você usa cenários pessimistas e otimistas em sua análise japonesa. Acredito que uma jornada de 12 horas diárias incluindo sábado traga prejuízos que esse valor extra não paga.

O brasileiro vai continuar pagando impostos pesados e não vai sobrar para figures. Comparando os "assalariados", porque tem gente gente no Brasil que ganha bem mais de 800 reais/mês.
BarrigaVerde
BarrigaVerde

Masculino Áries
Idade : 39
Localização : Gaspar - SC
Ocupação : Dentista

Data de inscrição : 13/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por thiagopls 10.08.14 12:21

cara...huan ta certo, um salario de carteira assinada aqui no Brasil diariamente se ganha muito pouco em comparacao a outros paises, mesmo que no jpaoa se tarbalhasse 8 horas o cara ganharia muito mais em um dia de trabalho em emprego basico doq aqui no Brasil, é um absurdo mesmo... coisa de primeiro mundo ne
thiagopls
thiagopls

Masculino Aquário
Idade : 38
Data de inscrição : 23/01/2012

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por Huan 10.08.14 16:06

Hehehehe..foi mal..não me expressei da forma correta, eu acho...
Veja..Eu usei como exemplo, apenas como exemplo, a pior situação possível de um trabalhador que tem carteira assinada( pois sei que existem contratos de trabalho que não seguem exatamente a CLT e também existem trabalhos como o do pedreiro que vende a mão de obra,mas não é seu empregado, o que há é um acordo de boca apenas).Esse exemplo foi dado para que se tenha uma perspectiva do quanto nosso trabalho é desvalorizado no Brasil e a partir dele se averiguar que a desvalorização não se resume apenas ao cara que ganha o mínimo como também em todas as outras funções.Engenheiro, Médico , Advogado, etc..todos ganham pouco. Eles ganham muito se usar como referencial o salário mínimo brasileiro,mas se usar como referencia outros países um Engenheiro formado de início de carreira no Brasil, por exemplo,tem piso salarial de 8 salários mínimos e meio, que seria R$6.154,00.Um salário menor que o que ele receberia se fosse trabalhar na McDonald's do Japão atendendo no caixa dentro da quantidade de horas trabalhadas que eu mencionei acima.Naturalmente existe a desvantagem de trabalhar 12 horas, como sitei no texto. E é essa questão que o Japonês mais reclama.Mas, se levarmos em consideração que grande parte da população sofre com os meios de transporte das metrópoles brasileiras e que muita gente perde de 3 a 4 horas do dia apenas ir e vir do trabalho,talvez essa "vantagem" nossa não seja tão grande assim.
Temos um enorme problema com impostos, carros por 40 mil reais, PS4 por 4 mil, são só exemplos,mas somado a isso temos o enorme problema da desvalorização do nosso trabalho. Desvalorização essa que é pouco perceptível por não usarmos outras referencias e acaba se tornando normal..assim como quase todo brasileiro que acha que é normal pagar 40 mil reais em um carro zero,básico, 1.0(se for À vista).
Huan
Huan

Masculino Libra
Idade : 36
Localização : Recife - Pernambuco
Ocupação : Estudante

Data de inscrição : 06/03/2010

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=1322129801294

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por fabiodeprata 11.08.14 11:00

eu concordo com vc que lá se paga melhor do que aqui, a exemplo disso temos vários brasileiros que se mudam pro japão pra tentar juntar uma renda considerável e melhorar a sua situação aqui no país... mas ae tb já não sei o qnt isso se reflete na qualidade de vida do japonês, se o custo de vida lá é barato... leva se um dia de trabalho para comprar um cloth myth, ok, mas e o resto, qnt q se paga em aluguel? alimentação?
fabiodeprata
fabiodeprata

Masculino Áries
Idade : 41
Localização : Cuiabá-MT
Data de inscrição : 14/09/2011

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por krueger01 11.08.14 11:58

Estou sem tempo para expor uma análise mais profunda, mas no geral, o brasileiro que ganha pouco.
O desenvolvimento de uma economia (que se reflete em seu poder de consumo) se baseia em produção de produtos com muito valor agregado (basicamente tecnologia), algo que infelizmente não podemos de forma alguma comparar com o Japão (continuamos um país essencialmente agrário).
Nossa produção industrial tem pouco valor agregado e é pouco competitiva no mercado mundial.
Tudo isso para dizer que não podemos comparar o valor do salário mínimo do Brasil (aproximadamente US$ 321 dólares) com um salário de um país de primeiro-mundo como o Japão que é quase três vezes maior (aproximadamente US$ 944). Wink

krueger01

Masculino Câncer
Idade : 45
Data de inscrição : 14/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por yaguiu 18.02.15 23:57

Oque destrói de vez é que não existe indústria nacional de brinquedo com competitividade aqui,e pra piorar todo e qualquer tipo de brinquedo aqui é importado com taxas de impostos altíssimas

yaguiu

Masculino Aquário
Idade : 51
Localização : São Paulo
Ocupação : servidor federal

Data de inscrição : 24/12/2014

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por Zelgadiss 05.03.15 2:20

Tive dois conhecidos que foram ao Japão "fazer um pé de meia", trabalhando primariamente na construção civil. O que ambos me disseram, é que se ganha bem, mas o custo de vida lá também é mais alto, então a disparidade de salários meio que se equilibra. Comentaram que se não segurar as pontas, acaba-se não juntando dinheiro algum.

Outro fato, é que o poder aquisitivo do brasileiro é miserável. Vejam a indústria automobilística em outros países e comparem os preços (de novos e usados, principalmente EUA, Austrália e Reino Unido). Nós sempre vemos por exemplo em filmes americanos o pai que dá um carro ao filho quando ele entra na faculdade...Não é porque as famílias são ricas, é porque o carro é mais barato. Tudo em países desenvolvidos tende a ser "mais barato", automóveis, energia elétrica, combustível, eletrodomésticos, etc...Não sou economista, mas acredito que grande parte disto seja reflexo da já citada carga tributária aqui da Banânia.
-
E alguém lembra quando custavam os cavaleiros diecast em meados de 93~95? Eu posso estar viajando, mas era coisa de +-45 reais, enquanto o salário mínimo era de +-100. Coisas importadas sempre foram absurdamente caras em nosso país, um dos motivos do Paraguai ter florescido como paraíso de "muambeiros", já que lá os impostos são menores (e acho que chegam a ser inexistentes, ou chegaram a ser, dependendo do produto).
Zelgadiss
Zelgadiss

Masculino Peixes
Idade : 47
Data de inscrição : 25/12/2014

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por yaguiu 13.04.15 13:29

Na atual conjuntura do dolar, não precisa falar mais nada né. o real não nos favorece

yaguiu

Masculino Aquário
Idade : 51
Localização : São Paulo
Ocupação : servidor federal

Data de inscrição : 24/12/2014

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por AllissonCF 27.08.15 22:25

Pedreiro ganhando R$250,00 em um dia? Aqui em Brasília um muito bom é no máximo R$150,00 com almoço e passagem incluso.

Sobre o tópico, essa realidade para os Brasileiros não se limita apenas aos colecionáveis, mas em praticamente TUDO, exceto alimentos. Carro aqui é uma fortuna em relação ao salário, Consoles e jogos são um absurdo em relação ao salário, e eletrônicos em geral.

Para poucos no Brasil é possível se comprar um Cloth myth com o dinheiro ganho em um dia de trabalho.

AllissonCF

Masculino Escorpião
Idade : 39
Data de inscrição : 16/02/2014

http://www.clothmythbrasil.com/viewforum.forum?f=24

Ir para o topo Ir para baixo

normal Re: [Curiosidade] Realidade Japonesa - Os Cloth Myth são caros ou é o Brasileiro que ganha pouco?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos